O conteúdo foi esclarecido por João Simons e Thiago Brasil, especialistas em soluçãoes para logísticas reversa de embalagens pós consumo na eureciclo, abordando temas como responsabilidade social, mudanças no comportamento dos consumidores, como seu sindicato pode auxiliar na logística reversa e as legislações estaduais e federal do programa de reciclagem.
O Brasil produz cerca de 76 milhões de toneladas de lixo ao ano, 30% têm potencial de reciclagem, mas apenas 4% são de fato reaproveitados e uma das principais formas de ajudar na preservação do meio ambiente é a separação do lixo e reciclagem.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma das mais importantes legislações ambientais do Brasil, com impacto direto na estruturação de uma empresa. Criada em 2010, com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos direcionada para aterros e lixões, a PNRS não contempla uma questão exclusivamente ambiental, mas políticas, sociais e de saúde pública, desencadeando um conhecimento que pode sugerir uma posição vantajosa e competitiva no mercado.
O sistema de Logística Reversa de Embalagens consiste na comprovação de dados e metas pelos fabricantes por meio da aquisição de Certificados de Reciclagem, emitidos pela eureciclo (operador do programa), através da participação em concorrências que são realizadas a cada 02 meses. A concorrência é um modelo análogo ao Leilão de Energia, onde os certificados de reciclagem possuem seus valores disputados entre os operadores (centrais de triagem, cooperativas e outros) e do outro lado, as indústrias que precisam adquirir o equivalente a 22% do volume de embalagens colocadas no mercado em créditos para fazer a compensação.
Para aderir ao programa, basta a empresa associada preencher o termo de adesão disponibilizado pelo sindicato, calcular o total da massa de embalagens colocadas no mercado no último ano e adquirir seu Certificado de Reciclagem em uma das concorrências que serão informadas através dos nossos comunicados.
Ressaltamos que o SIMABESP é signatário desde 2018 do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral, coordenado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
Reforçamos o foco na melhoria contínua da comunicação do SIMABESP através do portal (www.simabesp.org.br), onde vocês, associados, contam com uma área exclusiva e o trabalho constante pela ferramenta LinkedIn com o objetivo de oferecer informações atualizadas e assertivas.