e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 


O SIMABESP realizou na última quinta-feira (07), em parceria com o Sindicato da Indústria de Doces e Cons. Alimentícias e eureciclo o webinar sobre o atual Panorama da Legislação e os Desafios da Logística Reversa.

O conteúdo foi esclarecido por João Simons e Thiago Brasil, especialistas em soluçãoes para logísticas reversa de embalagens pós consumo na eureciclo, abordando temas como responsabilidade social, mudanças no comportamento dos consumidores, como seu sindicato pode auxiliar na logística reversa e as legislações estaduais e federal do programa de reciclagem.

O Brasil produz cerca de 76 milhões de toneladas de lixo ao ano, 30% têm potencial de reciclagem, mas apenas 4% são de fato reaproveitados e uma das principais formas de ajudar na preservação do meio ambiente é a separação do lixo e reciclagem.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma das mais importantes legislações ambientais do Brasil, com impacto direto na estruturação de uma empresa. Criada em 2010, com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos direcionada para aterros e lixões, a PNRS não contempla uma questão exclusivamente ambiental, mas políticas, sociais e de saúde pública, desencadeando um conhecimento que pode sugerir uma posição vantajosa e competitiva no mercado.

O sistema de Logística Reversa de Embalagens consiste na comprovação de dados e metas pelos fabricantes por meio da aquisição de Certificados de Reciclagem, emitidos pela eureciclo (operador do programa), através da participação em concorrências que são realizadas a cada 02 meses. A concorrência é um modelo análogo ao Leilão de Energia, onde os certificados de reciclagem possuem seus valores disputados entre os operadores (centrais de triagem, cooperativas e outros) e do outro lado, as indústrias que precisam adquirir o equivalente a 22% do volume de embalagens colocadas no mercado em créditos para fazer a compensação.

Para aderir ao programa, basta a empresa associada preencher o termo de adesão disponibilizado pelo sindicato, calcular o total da massa de embalagens colocadas no mercado no último ano e adquirir seu Certificado de Reciclagem em uma das concorrências que serão informadas através dos nossos comunicados.

Ressaltamos que o SIMABESP é signatário desde 2018 do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral, coordenado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

A apresentação completa está disponível no Portal do Associado e o vídeo no canal do YouTube do SIMABESP.

Reforçamos o foco na melhoria contínua da comunicação do SIMABESP através do portal (www.simabesp.org.br), onde vocês, associados, contam com uma área exclusiva e o trabalho constante pela ferramenta LinkedIn com o objetivo de oferecer informações atualizadas e assertivas.

 

Notícias
Comportamentos de compra alterados após COVID-19: como os fabricantes de bens de consumo podem lucrar com isso
 
Atendimento ao cliente: Por que Omnichannel é diferente de multicanalidade?
Associados
Nestlé lança KitKat em versão vegana
 
Arcor apresenta Tortuguita em novo formato
 
 

 
 

 
     
 
ICMS: Senado aprova projeto que prorroga incentivos fiscais até 2032 Créditos com dispêndios financeiros Relativos a LGPD A era de dados e o impacto
da LGPD nos negócios
 
     
     
     
 
Eventos
 
 

 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
Uma homenagem de ABIMAPI
para o Dia das Crianças
Uma homenagem de SIMABESP
para o Dia das Crianças
Participe do 6º Encontro da Cadeia Produtiva do Trigo de São Paulo