e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Os panetones, queridinhos das festas de fim de ano, já estão disponíveis nas gôndolas dos supermercados. Para este ano, a expectativa é que a categoria cresça 5% em faturamento em comparação a 2020, chegando a movimentar R$ 890 milhões no período sazonal (novembro a janeiro) e 2% em volume, totalizando 41 mil toneladas. Em 2020 o setor faturou cerca de R$ 848 milhões e foram vendidas 40 mil toneladas de produtos.

Segundo a consultoria Kantar | Worldpanel Division, quando analisado a classe social e idade dos consumidores do panetone, ele se concentra nas classes mais altas (A/B), mas expande volume nas C/D/E, principalmente entre os consumidores mais maduros com idade entre os 40 e 49 anos de idade.

Dentre os momentos de consumo, há uma alta concentração no lanche da tarde, que representa 29,7% de todas as ocasiões de consumo de Panetones enquanto para Total alimentos e Bebidas, esse momento do consumo representa 8,9% das ocasiões. Seguido pelo lanche da manhã (10,8% panetone vs. 4,8% Total Alimentos e Bebidas) e café da manhã (49,4% para panetone vs. 29,2% Total alimentos e bebidas).

Os números são reflexos do esforço da indústria, que inova constantemente em sabores e embalagens personalizadas todos os anos, gerando valor agregado ao produto. Este alimento está presente em 52,4% dos lares brasileiros. O consumo per capita do país é de 440 gramas, o equivalente a um panetone inteiro. É metade em relação à Itália, o país de origem da receita, mas, considerando-se o tempo em que em que o alimento está na mesa dos italianos, o alcance brasileiro é extraordinário.

Quando falamos em exportação, de acordo com o projeto setorial realizado pela ABIMAPI em parceria com a Apex-Brasil (Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes), o Brasil é o segundo maior player global de panetones, atrás apenas da Itália. Entre 2019 e 2020, as exportações de panetones obtiveram um aumento de 1% em volume, totalizando 5,8 mil toneladas exportadas no último ano. Entre janeiro e julho de 2021, já foram exportados pouco mais de 600 toneladas de panetones, o dobro no mesmo período do ano passado. Assim, observa-se que o impacto da pandemia trouxe estabilidade em 2020 e espera-se aumento nas vendas internacionais do produto ao final de 2021. Entre os principais destinos em 2020 (por valor exportado) estão: Estados Unidos (59%), Peru (15%), Paraguai (5%), Japão (4%) e Uruguai (3%).

SIMABESP REALIZA WEBINAR VOLTADO PARA LOGÍSTICA REVERSA
Amanhã (07) às 15h, o SIMABESP, em parceria com o Sindicato da Indústria de Doces e Cons. Alimentícias e eureciclo, realizará um Webinar sobre o atual Panorama da Legislação e os Desafios da Logística Reversa com temas como responsabilidade social, mudanças no comportamento dos consumidores, como seu sindicato pode auxiliar na logística reversa e as legislações estaduais e federal do programa de reciclagem.

Para auxiliar o associado no cumprimento da logística Reversa no Estado de São Paulo, o SIMABESP é signatário desde 2018 do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral, um programa simples que trabalha com concorrências e obtenção de certificados de reciclagem para cumprimento à legislação paulista.

Realize sua inscrição clicando aqui e participe!

 

Notícias
ABITRIGO, ABIP e ABIMAPI se dizem contrárias à comercialização de trigo transgênico no Brasil
 
Comércio eletrônico: a nova fronteira das regras sobre os rótulos dos produtos
Associados
Nestlé expande linhas de Bono e Negresco
 
Nissin Foods do Brasil estreia campanha Instagame Cup Noodles®
 
 

 
 

 
     
 
Panorama da legislação e desafios da logística reversa são temas de evento gratuito para auxiliar empresas Créditos com dispêndios financeiros Relativos a LGPD Contrato de trabalho intermitente: característica, controvérsias e incertezas
 
     
     
     
 
Eventos
 
 

 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
ABIMAPI marca presença no Workshop de Alinhamento Estratégico da Apex-Brasil para 2022 É amanhã! Participe do Webinar SIMABESP sobre o Panorama da Legislação e os Desafios da Logística Reversa Confira receitas saborosas e nutritivas para comemorar o Dia Mundial do Macarrão!