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Sempre reforçamos em nossos artigos e demais canais de comunicação sobre a importância de levarmos informações de qualidade para os diversos públicos que estão direta e indiretamente relacionados ao nosso setor. Por isso, participamos na última quarta-feira (09), do Ganepão 2021, o maior congresso de nutrição da América Latina, com a palestra da nutricionista e CEO da Equilibrium Latam, Cynthia Antonaccio, promovendo um debate sobre “Low Carb e Carbo Load: Como lidar com estas demandas do paciente no consultório?".

A palestra foi um sucesso! Totalizamos mais de 700 espectadores com a presença dos mais renomados profissionais, instituições e associações da área da saúde, além dos nossos associados, que receberam o link para acompanhar o debate ao vivo no dia do evento.

Durante sua apresentação, Cynthia abordou diferentes perspectivas – científica, mercadológica e do consumidor – que impulsionam o movimento das dietas radicais e reforçou o perigo dos extremos, que sai do excesso para a restrição, enfatizando a importância da alimentação equilibrada para a manutenção da saúde.

A dieta low-carb é um regime alimentar em que se reduz o consumo de carboidrato (açúcar), o nutriente que fornece energia ao organismo. Em uma alimentação convencional, os carboidratos correspondem de 50% a 55% dos nutrientes ingeridos.

A especialista explica que o principal erro cometido neste plano alimentar é cortar todos os carboidratos da sua alimentação e adotá-lo por conta própria. Ao submeter o corpo a uma privação extrema do nutriente, existe o risco de haver uma diminuição no metabolismo basal, pois o organismo vai entender que precisa “economizar” suas reservas, inclusive a gordura.

Assim, em vez de gastar tecido adiposo para produzir energia, ele vai queimar os aminoácidos presentes nos músculos, o que dificulta o emagrecimento e gera a perda de massa magra. Esse radicalismo pode trazer sintomas como dor de cabeça, tontura, enjoo, gosto metálico na boca, mau hálito e fraqueza. Dessa forma, em um estado de cetose prolongado, esses efeitos desagradáveis podem fazer com que você desista da dieta, além das chances de desenvolver transtornos alimentares, como a compulsão.
 

Restringir a dieta a um só tipo ou grupo de alimentos pode até levar à perda rápida de peso no primeiro momento, mas, por falta de nutrientes importantes, pode gerar o efeito rebote que ocorre quando o metabolismo entre em ‘alerta’ diminuindo seu gasto calórico e estocando energia, afinal, não se sabe quando e como será a próxima refeição, explica Cynthia.


Enquanto a dieta low carb prevê a diminuição do carboidrato, a carbo load ressalta a importância de consumir o nutriente em diferentes períodos do dia, principalmente na hora da prática de atividades físicas.
 

POR QUE MANTER ALTAS RESERVAS
DE CARBOIDRATOS?

 

  • São nutrientes básicos para fornecimento de energia
    (glicogênio muscular, glicogênio hepático e glicose sanguínea);
  • Poupar a utilização de proteínas como fonte de energia;
  • Manter as reservas de glicogênio muscular e hepático;
  • Manter os níveis de glicose; 
  • Prevenir e retardar a fadiga muscular (compromete a contração muscular)
    e a fadiga central (diminui os comandos voluntários);
  • Atua na manutenção do sistema imunológico.


A apresentação em PDF está disponível em nosso site no Portal do Associado. Em breve, o vídeo do debate completo, estará no ar no canal do YouTube, ABIMAPI Brasil.

 

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