e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 


Na última terça-feira, 20 de julho, celebramos o Dia do Biscoito, data criada por nós, da ABIMAPI, em homenagem a um dos alimentos mais consumidos no mundo. Este é o sexto ano consecutivo que direcionamos nossos esforços para promoção desta categoria.

Para fomentar a data, criamos em nosso site uma área especial para o Dia do Biscoito com receitas, informações para a imprensa, reforçando a versatilidade e praticidade do alimento e o histórico com todas as campanhas que já realizamos. Também divulgamos à mídia releases; destacando sua presença dentro dos lares brasileiros e dados exclusivos do desempenho da categoria no 1º SEM deste ano entre as empresas que participam do projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, mantido por nós com a Apex-Brasil.

O levantamento aponta que a categoria alcançou USD 48,9 milhões em exportações. No total, houve 11,4% de crescimento em valor frente a 2020, representando um aumento em volume de 15,2% no mesmo período, somando pouco mais de 30 mil toneladas de produtos vendidos ao exterior, na comparação com o comercializado em igual período do ano passado (janeiro a junho).

Considerando apenas o segmento de wafers, que se destacou, o Brasil é ainda melhor no mercado externo, entre os 15 maiores exportadores do mundo. Este tipo de biscoito tem fortalecido a presença de marcas brasileiras no exterior porque é, ainda, uma categoria em desenvolvimento e oportunidades de expansão em diversos mercados, diferente do Brasil em que já está consolidada. Entre os principais sabores comercializados estão: chocolate, morango e baunilha, limão, coco, abacaxi e maracujá e, ainda, amendoim e nozes.

Nossa indústria é bastante competitiva no mercado internacional, favorecida pelo forte mercado doméstico posicionado como o 3º maior do mundo. Temos volume que garante abastecimento constante aos compradores em mais de 100 destinos anualmente – a categoria mais globalizada de nosso setor. Em relação aos países que se sobressaíram e contribuíram para o resultado estão os do Oriente Médio como: Iêmen, Omã, Líbia e Arábia Saudita.

Apesar do cenário de instabilidade, com a pandemia e a atual situação econômica do país, além dos fortes impactos da crise no transporte marítimo global e a alta do preço da farinha, a desvalorização do real refletiu favoravelmente nas exportações da categoria de biscoitos. Até o final deste ano, esperamos um crescimento médio de 15% a 10%, respectivamente em valor e volume. A expectativa é atingir a cifra de USD 100 milhões em faturamento e 60 mil toneladas.

Em nossas redes sociais, trabalhamos a campanha “Comida, Cinema, Música & Amigos” e a hashtag #DiadoBiscoito, com um bate-papo protagonizado pelos criadores do “Do Pão ao Caviar”; Titi Muller e Thaeme Marioto. O fio condutor do filme foi uma receita especial de torta de limão com o astro da vez, o biscoito, que trouxe o “recheio” para a conversa entre os convidados. O vídeo está disponível em nossas redes sociais: a versão reduzida no Linkedin, Instagram e Facebook e a completa no canal do YouTube. Confira!

A fim de aumentar a visibilidade da categoria e aproximar ainda mais as famílias dos fabricantes que representamos, em parceria com o SIMABESP, disponibilizamos gratuitamente aos nossos associados, uma versão do vídeo com assinatura personalizada. Agradecemos o apoio e parceria na divulgação de 30 marcas: Agropalma, Anaconda, Ariete, Belive, Biscobom, Bühler, Casaredo Cassini, Corbion Cory, Da Roz, Dallas, Dauper, Galo, Germani, Itamaraty, Horizonte Alimentos, J. Macêdo, Kellogg’s, Liane, Lowçucar, Marilan, M. Dias Branco, Orquídea, Prozyn, Renata, Rexroth, Specht, Syntegon, Trigolino.

 

Notícias
Dia do Biscoito: 8 opções deliciosas para celebrar a data
 
Hoje é o Dia do Biscoito! Alimento está presente em 99% dos lares e registra 1,5 milhão de toneladas de produtos consumidas
 
Associados
Grupo Dallas conta Como Se Faz para produzir seus biscoitos
 
Em nova campanha, Wickbold foca em nutrição e saudabilidade
 
 


 

 
   
 

 
     
 
61% dos funcionários têm ou já tiveram uma relação ruim com seus líderes Gastos envolvidos com a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados geram direito à crédito de PIS e COFINS? O que está por trás das melhores empresas para as mulheres trabalharem?
 
     
     
     
 
Eventos
 
 

 


 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
Confira campanha ABIMAPI completa para a celebração do Dia do Biscoito ABIMAPI participa do Fórum Nacional de Trigo 2021. Participe! ABIMAPI é destaque no
jornal on-line Metrópoles