e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 


Na última quinta-feira (15), realizamos em parceria com a Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (ABIAM), a palestra “Novos padrões microbiológicos para as indústrias de alimentos”. A inciativa foi um sucesso, totalizamos mais de 300 participantes, entre representantes técnicos, engenheiros de alimentos, parceiros e associados.

Na oportunidade esclarecemos sobre as novas legislações RDC 331/2019 e a IN 60/2019 que tratam da qualidade microbiológica dos alimentos. Aplicadas à indústria de alimentos, as normas visam proteger a saúde dos consumidores, a partir de padrões microbiológicos a serem adotados pela cadeia produtiva.

Revolucionária na prevenção, as novas legislações mudam a forma de trabalhar das empresas alimentícias e impactam diretamente nos custos, com a grande quantidade de amostras exigidas.

Os padrões microbiológicos apoiam a tomada de decisão sobre os parâmetros de qualidade de um alimento baseado em testes. Em resumo, são formas utilizadas para verificar a adequação e segurança dos alimentos à venda, verificando ainda se o manuseio e as boas práticas de higiene adotados pelas empresas de alimentos são adequados.

A segurança dos alimentos é garantida pela adoção conjunta de uma abordagem preventiva, ou seja, o emprego de Boas Práticas, uso de princípios de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e atendimento a várias legislações.

Com a entrada em vigor das novas regras, caberá à indústria montar um plano com coleta e método de transporte definidos. Exige-se ainda uma frequência das análises diferenciada, adequação dos processos em produtos finais, análise dos resultados e execução de ações corretivas, assegurando que a qualidade dos lotes produzidos se mantenha em condições similares.

COMUNICAÇÃO

Faça o download da pesquisa Kantar Worldpanel: Tendências do Consumidor Brasileiro que já está disponível nos Portais para TODOS os Associados (ABIMAPI, SIMABESP e Correspondentes), sem exceção.

A pesquisa aborda as tendências e dados de desempenho do setor, pautados nos painéis de compra e uso, dentro e fora do lar, para as categorias de Biscoitos, Macarrão, Pães & Bolos, Panetone e Farinha de Trigo.

No dia 27ABR - das 9h às 12h, no evento on-line via plataforma Zoom, a Kantar Worldpanel fará a apresentação detalhada e esclarecerá dúvidas do conteúdo.

TRABALHISTA

Já iniciamos o processo para a 3ª Edição da Pesquisa de Cargos e Salários. Com o objetivo de oferecer oportunidades para as empresas avaliarem sua competitividade e políticas de remuneração. Ao todo, 21 empresas e mais de 350 cargos serão analisados.

Entre os pontos avaliados estão: benefícios (alimentação / refeição; assistência médica; seguro de vida; incentivo a educação) e indicadores (rotatividade de mão de obra; custo da remuneração sobre faturamento bruto; custo da assistência médica x folha de pagamento total; índice de processos trabalhistas). Todos os dados são tratados de maneira sigilosa.

As empresas participantes terão um ano de acesso ao sistema. Destacamos a importância da representatividade destas associadas que aderiram, de forma a criar uma base de dados homogênea para o setor.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com administrativo@abimapi.com.br.

 

ABIMAPI Entrevista
Diretor da Suavipan, Lucas Christino, avalia a retomada do consumo e o perfil do novo consumidor
 
Notícias
O que o consumidor conectado entende por uma boa experiência no varejo
 
ABIMAPI realiza ciclo de webinars voltado às exportações na Costa Leste dos EUA
 
Associados
PepsiCo anuncia metas de sustentabilidade para 2030
Piraquê lança snacks
em três sabores

 

 

 
   
 

 
     
 
Caminhos para garantir a segurança da informação no trabalho remoto Brasil fortaleceu a cultura da proteção de dados, segundo especialista CAT: Comunicado de Acidente de Trabalho deve ser feito pela internet
 
     
     
     
 
Eventos
 
 




 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
1,5 milhão de toneladas de biscoitos foram consumidas em 2020 Apoiamos o movimento
“Alimento é essencial”
Associado, faça o download da pesquisa Kantar Worldpanel no Portal do Associado