e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 


Os contos de fadas já não são mais os mesmos. Princesas estão mais preocupadas em reinar de maneira independente do que encontrar o príncipe encantado. Saindo um pouco da analogia lúdica e voltando aos dados estatísticos, de acordo com os dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) 2019, o número de mulheres no Brasil é superior ao de homens. A população brasileira é composta por 48,2% de homens e 51,8% de mulheres. Além disso, a expectativa de vida também aumentou. Em 1980 a mulher vivia, em média, até 65 anos. Em 2019, subiu para 80 anos de idade, enquanto a dos homens atinge 73 anos.
 

Elas já são maioria entre a população brasileira, vivem mais que os homens, ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho e, atualmente, a maioria é responsável financeiramente pelos domicílios. Em 2019 contribuíram 34,4 milhões na renda familiar. Isso significa que quase a metade das casas brasileiras são chefiadas por mulheres.


Um levantamento do painel de domicílios da Nielsen, empresa global de análise de consumo, explorou recentemente o comportamento da mulher brasileira. Responsáveis pelo consumo de 96% dos lares, mesmo ‘chefiando’ apenas 37% deles, as mulheres estão priorizando marcas e produtos com preços mais competitivos e ainda se preocupam com a contenção de gastos, reservando 21,2% do orçamento mensal para produtos básicos.


Dentre os gastos que mais consomem o orçamento da mulher brasileira, estão:

- alimentação (67%);
- despesas do lar (11,7%);
- serviços de comunicação (11%);
- transporte (8,7%);
- saúde (8,2%);
- educação (7,3%).


Nossas categorias certamente podem contribuir muito para facilitar o dia a dia da mulher de hoje, oferecendo produtos cada vez mais práticos e saudáveis. Conhecer seu estilo de vida, preocupações e hábitos de consumo é fundamental para que possamos entender o que as motiva e o que as leva a escolher um produto em detrimento de outro.


A pesquisa também divulgou que entre os atributos de uma marca, os três principais motivadores para uma compra estão relacionados ao preço, sendo eles: boa relação, qualidade ou preço (74,2%), baixo preço (63,7%) e frequência de boas promoções (32,6%).


No momento de efetuar a compra, as mulheres tendem a escolher o período de dia (78%) e durante a semana (58%). Para facilitar, fazem a utilização de lista de produtos (50%), no entanto, 47% delas dizem comprar mais do que o previsto quando estão no estabelecimento.


Ressaltar a força do papel das mulheres nas decisões de família, especialmente no que se refere a hábitos e a compras, é uma das maneiras que encontramos para nossa homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março, mês que também comemoramos o Dia do Consumidor (15 de março).


SAVE THE DATE

No próximo dia 10 de março, das 9h às 11h, realizaremos, em parceria com o SIMABESP, a live “Mecanismos de Crédito do Agronegócio", abordando alternativas para a captação de recursos financeiros para o setor. O conteúdo será apresentado por José Angelo, Diretor-Adjunto da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.


O evento será transmitido, ao vivo, pelo nosso canal do YouTube, ABIMAPI Brasil. Participe!

 

 
Notícias
 
Mês do consumidor: emoções, atitudes e expectativas que ditam novos comportamentos
 
Empatia, conexão e tecnologia: novos pilares do brand experience
 
Associados
Nestlé lança programa para atuar no mercado de social selling
PepsiCo anuncia novo presidente na divisão de alimentos no Brasil
 

 

 
   
 

 
     
 
Pacheco e Lira afirmam que Reforma Administrativa será apreciada até o meio do ano e a Tributária até o fim de 2021 As diferenças entre contrato de trabalho temporário e terceirizado Governo reabre renegociação de dívidas tributárias
 
     
     
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
Save the date: 10MAR, live "Mecanismos de Crédito do Agronegócio" com alternativas para a captação de recursos financeiros Iniciamos o 1º encontro do Ciclo de Webinars, voltado para o desenvolvimento do mercado norte-americano Felicidade é pouco para descrever a sensação após provar essa delícia preparada com panetone!!!!!