e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 


Com comércios trabalhando em tempo reduzido ou totalmente fechados por causa da quarentena do combate ao coronavírus, é necessário cada vez mais conhecer quem é o consumidor, sua frequência de compra, preferências, necessidades, e algumas outras questões que auxiliam na busca de oportunidades para o crescimento da procura pelos nossos produtos.


REFEIÇÕES DENTRO DO LAR

Um dos comportamentos que se consolidou em 2020 e deve prevalecer neste ano é a refeição dentro do lar. Neste contexto, representamos um setor responsável pela produção de alimentos considerados básicos e enxergamos a oportunidade de um incremento no consumo, já que os nossos produtos além de serem nutritivos, possuem uma vida útil maior e são acessíveis ao "bolso" da grande maioria das famílias do país, especialmente em meio a momentos ruins para a economia, como o que estamos passando agora, frente a pandemia.


REFEIÇÕES NA ROTINA DE TRABALHO

Outra ocasião que podemos promover a cesta ABIMAPI é dentro das marmitas pela volta gradual dos trabalhadores às empresas cumprindo o expediente de forma integral ou no formato híbrido. De acordo com os dados da pesquisa nacional encomendada pela VR Benefícios, empresa especializada em vale-alimentação e vale-refeição, o número de pessoas que vai levar marmita em 2021 terá um aumento de 47% para 54%. Ao avaliar estes dados de acordo com a classe social, fica mais claro que o comportamento será maior entre as classes C/D/E. O levantamento mostra que as intenções de comer em restaurantes por quilo caem de 25% para 13%, provavelmente motivadas pela preocupação com a segurança.


E-COMMERCE A TODO VAPOR

O e-commerce nunca foi tão essencial. Todos querem receber suas compras em casa e evitar contato físico desnecessário com o mundo exterior. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em 2020 as vendas por este tipo de canal aumentaram em 21%. Segundo a Ebit|Nielsen para 2021 a expectativa é de que as vendas do e-commerce no Brasil cresçam cerca de 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões, mantendo a força do setor e indicando uma consolidação das lojas e dos marketplaces. As categorias que devem se destacar nas vendas online são: 1º alimentos e bebidas; 2º arte e antiguidade; 3º bebês e cia; 4º casa e decoração e 5º construção.


AÇÕES ABIMAPI

Todos os anos investimos nas campanhas das nossas principais datas: Dia do Biscoito (20 de julho) e os Dias Mundiais do Pão e Macarrão (16 e 25 de outubro), respectivamente. Assim, reforçamos a presença dos alimentos na mesa dos brasileiros, além de fortalecer nossa bandeira de que são produtos nutritivos para o organismo.


Quanto a presença digital dentro das empresas, criamos um ambiente para as lojas virtuais dos associados, em nosso site, a fim de auxiliar na divulgação e unir as marcas e seus produtos a mais pessoas que se interessarem.


Nas nossas redes sociais fanpage, Instagram divulgamos constantemente receitas preparadas pela nossa culinarista, ação que destaca a diversidade de preparo e ocasiões de consumo das categorias. Nossa área de assessoria de imprensa trabalha frequentemente a importância dos produtos dentro de uma dieta saudável, desmitificando conceitos como por exemplo, o de "vilanizar" certos alimentos.


Já realizamos 4 edições da Corrida do Trigo, iniciativa que promove os alimentos derivados do cereal como fonte de energia para a prática de exercícios físicos.


Acreditamos que ações como estas reforçam a importância das categorias, destacam a relevância do setor, além de impulsionarem o consumo.

 

 
Notícias
 
Comportamento do consumidor: a importância e os caminhos para entendê-lo
 
Condomínio: o mais novo canal de venda do varejo
 
Associados
Galo lança campanha nacional com receitas que são a cara do Brasil
PepsiCo espera crescimento de receita em 2021
 

 

 
   
 

 
     
 
Qual é a importância da comunicação interna para a empresa? Aumento do ICMS: o impacto econômico da pandemia nas contas de SP e reflexos para o cidadão Pandemia: Trabalhador afastado por ser do grupo de risco pode ser demitido?
 
     
     
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
ABIMAPI Entrevista: Gilberto Kon, diretor da Feinkost Alimentos, aborda as estratégias para 2021 Nutricionista explica como fazer a leitura certa da tabela nutricional Hummmm, você vai se surpreender com a receita desta semana: Salada Grega com Macarrão