e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Balanço exportação: iniciativas ABIMAPI reforçam
a promoção dos produtos brasileiros pelo mundo

Já estamos na reta final de 2020. Ano intenso, com muitos acontecimentos que marcaram o país e, também, a indústria alimentícia. Nós, da ABIMAPI, participamos ativamente de uma agenda voltada para o mercado externo, promovemos workshops, webinars, Rodadas de Negócios Online, estudos especializados nos países considerados mercados alvos para as nossas categorias, entre outras ações. Na Palavra do Presidente desta semana, faço um balanço de todas as atividades desenvolvidas pelo nosso departamento de exportação.

Desde o começo do ano realizamos diversos webinars abordando conteúdos relevantes como: Inovações no Comércio Exterior; Seguro de Crédito; Risco Empresarial nas Exportações; Criando Valor no Mundo Pós-Pandemia; Logística Internacional nos Desafios da Crise. Ao todo, acumulamos já 33 encontros virtuais, grande parte das discussões promovidas já estão em nosso Canal do YouTube. Em breve, publicaremos as gravações mais recentes.

Também nos dedicamos à um importante projeto em parceria com as empresas Juniores de Relações Internacionais da ESPM/SP (Global Jr) e PUC/SP (Prisma Jr), para exportações de produtos congelados e para marcas próprias na América Latina.

Com início em junho, o projeto já promoveu mais de 10 entrevistas, incluindo o debate com as Embaixadas do Brasil em Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Montevideu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Panamá (Panamá), Cidade do México (México), além de iniciativas com a participação da Embaixada do Brasil em Washington e Consulado Geral do Brasil em Nova Iorque, ambos nos Estados Unidos. Os materiais desenvolvidos estão disponibilizados no Portal do Associado.

No mesmo período, lançamos a página internacional do projeto exportação da ABIMAPI e Apex-Brasil no Likedin. Em nosso canal, todas as informações das iniciativas estão divulgadas preferencialmente em inglês, espanhol e mandarim visando os públicos estrangeiros.

Em agosto, a SP Negócios nos convidou para uma Rodada de Negócios somente para alimentos e bebidas voltada para mercado interno com foco em distribuidores, varejistas e atacadista dos estados do Paraná, São Paulo e Bahia. Muito além, esse mês de novembro teremos outra parceria com a instituição visando o público internacional.

Em paralelo às ações mencionadas acima, em julho, começamos as Rodadas de Negócios Online onde pudemos trabalhar com temas específicos: alimentos básicos, alimentos livres de alergênicos, mercado étnico brasileiro, marcas próprias e congelados, além de encontros específicos com EUA e China em cinco ciclos ainda em andamento com conclusão neste mês. Para auxiliar as empresas participantes, disponibilizamos treinamentos preparatórios práticos e rápidos abordando como se posicionar diante de compradores de diferentes países no ambiente virtual.

Em agosto a ABIMAPI, em conjunto com a Procolombia e apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, realizou o Webinar “Colômbia, um mercado de oportunidades para as empresas brasileiras”. Com as presenças do Embaixador da Colômbia no Brasil, Sr. Dario Montoya, assim como do Cônsul Comercial da Colômbia em São Paulo, Sr. Nicolas Casasfranco, o encontro apresentou o ambiente para marcas próprias e produtos alimentícios congelados/refrigerados do mercado colombiano. Também contamos com uma importante parceria com a Embaixada do Brasil na Bolívia e a Câmara de Comércio Boliviano-Brasileña discutindo as oportunidades do mercado boliviano.

Por fim, no mês de outubro iniciamos uma nova série de Webinars para que as empresas que integram o projeto exportação ABIMAPI/APEX mostrem suas jornadas de internacionalização com o enfoque na "Minha 1ª Exportação", nosso próximo encontro será no dia 18 de novembro entre 16h30 e 18h com as empresas Feinkost e Ofner. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Aproveitamos a oportunidade para destacar o “ABIMAPI Entrevista” desta edição. Ontem (10), comemoramos o Dia Nacional do Trigo e para celebrar o segundo cereal mais cultivado no mundo e de suma importância em nosso setor, trouxemos Rogerio Tondo, diretor executivo da Orquídea Alimentos, abordando o panorama do trigo e perspectivas para a próxima safra. Confira!

Para 2021, temos o desafio de conseguir resultados ainda melhores. Obrigado a todos que se dedicaram e contribuíram para este sucesso.

 
 
ABIMAPI Entrevista
Rogério Tondo destaca o mercado do trigo e as expectativas para a próxima safra
 
Notícias
6 pontos importantes no
processo de compra online
 
ABIMAPI estima aumento de 10% nas vendas de panetone chegando a movimentar R$ 848 milhões em 2020
 
Associados
Plusvita e Pullman lançam
bolos e pão na chapa
Nestlé amplia linha de biscoitos cobertos
 

 

 
   
 

 
     
 
Relator propõe estender regime de recuperação fiscal dos Estados para 8 anos O RH na pandemia: 65% acham difícil demitir à distância Estabilidade: empregado doente pode ser demitido?
 
     
     
 
Eventos
 
 


 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
Participe do 2º encontro online com cases das empresas que participam do programa de exportação ABIMAPI e Apex-Brasil Ontem comemoramos o Dia Nacional do Trigo, segundo cereal mais consumido no mundo ABIMAPI na mídia: associação é destaque no G1 abordando o panorama do mercado de massas