e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Debate sobre panorama econômico no Brasil abre a última
reunião do Conselho Gestor & Associados de 2020

Realizamos no dia 19 de novembro, a 18ª reunião do Conselho Gestor & Associados ABIMAPI e SIMABESP, nosso último encontro de 2020. Na oportunidade, recebemos a Priscila Deliberalli, economista sênior do Banco Safra, que debateu conosco a atual conjuntura do país e do mundo no âmbito econômico.

De acordo com a especialista, apesar da gravidade da pandemia, e da fragilidade da população de menor renda, os riscos para a economia brasileira são, atualmente, menores do que em outros momentos críticos do passado, em decorrência da evolução institucional dos últimos 20 anos e do acúmulo de reservas internacionais, assim como do panorama internacional relativamente favorável ao Brasil.

Esse conjunto de fatores permite que nosso cenário central seja de continuação da recuperação econômica em 2021, com inflação sob controle e modicidade nas taxas de juros. Contudo, não deixamos de estar alerta ao encaminhamento de medidas de governo necessárias ao fortalecimento da economia.

No que diz respeito ao mercado de trabalho, este ainda apresentará taxas muito altas de desemprego, pois a pandemia ainda vem surtindo diversos efeitos, estão o fechamento temporário de empresas, a diminuição do tráfego urbano para frear o avanço do novo Coronavírus e o auxílio emergencial dado pelo governo federal aos trabalhadores informais e microempreendedores individuais. O encerramento do programa de auxílio emergencial impactará o consumo das famílias no começo de 2021, mas talvez menos do que esperado, visto que maior parte do dinheiro injetado na economia está preservado.

Já o setor externo brasileiro foi favorecido em 2020 e continuará a ser beneficiado em 2021, visto os níveis historicamente baixos das taxas de juros globais, como refletido na conta corrente deste ano, que pela primeira vez em quase 15 anos terá um superávit.

O bom desempenho do setor agropecuário e a robustez das reservas internacionais também refletem a força do mercado externo. A estimativa de aumento de renda é da ordem de R$ 147 bilhões com grande efeito multiplicador no interior do país.

Em suma, o cenário central é compatível com uma transição relativamente suave do quadro da pandemia, sem quebra do regime fiscal e com inflação moderada. Neste panorama, a variação do IPCA deve alcançar 3,5% em 2021, ainda mostrando efeito do câmbio no preço de bens industriais. A inflação de alimentos seguirá bastante pressionada, tanto por questões climáticas quanto pela forte demanda externa.

O crescimento do PIB está projetado em 4,5% em 2021, o aumento ao longo do ano estaria assim em um ritmo médio de 0,4% na comparação trimestral, abaixo do observado em 2017-19.

Os materiais completos apresentados durante a 18ª Reunião estão disponíveis no Portal do Associado ABIMAPI e SIMABESP, incluindo o Pró - Memória com as decisões tomadas durante a Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária da ABIMAPI e do SIMABESP, respectivamente, onde foram eleitos por unanimidade os membros da diretoria para o próximo triênio (01JAN2021 a 31DEZ2023) e a ratificação do cargo de Presidente Executivo. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a presença de todos os associados e lembramos, que a agenda de reuniões para 2021 já está em nosso site.

 

 

 
Notícias
Novo consumidor na era do relacionamento
 
Setor alimentício é o que mais busca soluções digitais para impulsionar vendas na pandemia
 
Associados
Seven Boys lança linha Adoleta com dois sabores
Inovação e interatividade: as apostas das marcas para fisgar o consumidor
 

 

 
   
 

 
     
 
Desoneração da folha: Em evento, Guedes diz que imposto é um desastre Índice de Confiança do Agronegócio avança 15,3 pontos e registra recorde de 127 13º salário: A pandemia vai mudar a data de pagamento?
 
     
     
     
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
Fim de semana chegando. Que tal levar a criançada para a cozinha e preparar delícias? Saiba cinco erros comuns
no Departamento Pessoal
ABIMAPI e PROCOLOMBIA realizarão o Webinar "Oferta de Óleos e Gorduras Colombianas para sua Indústria"