e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Ganepão 2020: é tempo de abandonar a cultura da dieta

Na última quarta-feira, 02 de setembro, participamos do Ganepão 2020, um dos maiores congressos de nutrição da América Latina. O evento conta com a presença dos mais renomados profissionais de saúde do segmento e se destaca por apresentar conteúdo científico relevante, multidisciplinar e atual, chancelado por importantes instituições e associações da área da saúde.

Como representante do setor em que atuamos, promover saudabilidade é uma das nossas principais bandeiras. Reforçamos constantemente em nosso site, utilizado releases e artigos, a importância de levarmos informações de qualidade para os diversos públicos que estão direta e indiretamente relacionados ao nosso setor. Por isso, marcamos presença, mais um ano, no evento. Desta vez, trouxemos a palestra “É tempo de abandonar a cultura da dieta: entenda por que ela é um problema”, ministrada pela especialista em nutrição, Sophie Deram.

No mundo todo, inúmeras pessoas sentem-se insatisfeitas com seus corpos refletidos no espelho e lutam com problemas de imagem corporal. A busca pelo corpo magro, musculoso, ou considerado como "ideal" são práticas inseridas na "cultura da dieta". Quando criamos crenças sobre a comida e classificamos determinados alimentos em proibidos, eles se transformam em tabus. Com a proibição, surge o desejo de violar a regra, o que aumenta as chances de exagerar e até mesmo de desenvolver uma compulsão alimentar.

Para driblar essa vontade exagerada de comer, é essencial começar pela mudança no pensamento, compreendendo que excessos não fazem bem e que dentro de uma alimentação saudável é possível ter uma variedade de produtos, incluindo os mais ricos em energia (carboidratos) ou gordura. De acordo com a nutricionista é importante considerar que cada alimento tem uma porção e frequência adequada, e até os conhecidos como “guloseimas” e fast-foods podem fazer parte de uma rotina equilibrada, desde que consumidos com moderação.

Para conseguir manter a sintonia entre as sensações do corpo, a comida e a mente, a separamos algumas dicas destacadas pela especialista.
1) Antes de comer deixe os problemas de lado, relaxe e aprecie a sua refeição.
2) Diminua as ideias de magreza e corpo ideal, aceita a sua forma física e a sua beleza natural.
3) Use as roupas que te fazem sentir bem. Se admire ao espelho e não deixe que a beleza de outra pessoa traga aspectos negativos para forma que enxerga o seu próprio corpo.
4) Quanto mais prazer você leva para as refeições, melhor será a sua relação com a comida.
5) Quando temos sintonia com o nosso próprio corpo, conseguimos diferenciar o que é uma necessidade e o que é uma vontade. Tudo pode ser consumido, desde que na quantidade certa. Então, se permita!

Por fim é válido lembrar que alimentação não é apenas o consumo de nutrientes, e sim um ato social e um prazer que sempre acompanhou os seres humanos. Portanto, aproveite este momento sabendo equilibrar frequência e quantidade, sem recorrer à gula.

Aproveitamos a oportunidade, para prestarmos nossa homenagem à Luigi Bauducco, profissional admirável e reconhecido por sua competência e sucesso nos negócios, falecido ontem (08). Em nome dos Associados ABIMAPI & SIMABESP, nossos sentimentos à toda Família Bauducco.

 
ABIMAPI INTERNATIONAL
Estatísticas JUL2020
ABIMAPI INTERNATIONAL
Desempenho JUL2020
LXXII Reunião Mercosul
 
Notícias
Omnicanalidade: utopia ou distopia?
 
Corrida do Trigo 2020 será em formato virtual
 
Associados
M. Dias Branco tem novidades para suas marcas
 
Linha da Panco ganha novo sabor e embalagens
 

 

 
   
 

 
     
 
SESI destina R$ 1,8 milhão a projetos voltados para saúde e segurança dos trabalhadores Mais trabalho, mais sacrifícios: os efeitos da pandemia no trabalhador Implantação do eSocial é suspenso por tempo indeterminado
 
     
     
 
Eventos
 
 








 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
#ReformaTributáriaJá saiba mais sobre este movimento Em 05 de novembro, a ABIA realizará a 13ª edição do Congresso Internacional de Food Service Hoje é Dia do Cachorro-Quente!