e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

E-commerce e marketing digital: pandemia acelera
modo de mídia cada vez mais personalizado

Na Palavra do Presidente de hoje abordaremos o mercado de consumo brasileiro, apresentando dados de pesquisas recentes. Como de costume, queremos levar a vocês, associados, insights de novas tendências. Nesta edição, falaremos sobre a relação dos consumidores conectados com conteúdo e publicidade, além de abordar um dos principais canais de venda em ascensão: o e-commerce.

Sabemos que a pandemia da Covid-19 e a interrupção das atividades forçou a aceleração de um modo de vida mais digital, gerando uma nova era no consumo e afetando seus costumes em todos os aspectos da vida.

De acordo com a pesquisa realizada pela Global Consumer Insights Survey 2020, em 36 países, a Internet aproximou consumidores de vendedores e fez com que o e-commerce brasileiro atingisse um resultado histórico para o segundo trimestre do ano: R$ 33 bilhões de faturamento, valor 104,2% maior que o do mesmo período do ano passado. Quando analisamos o comportamento do consumidor, com o isolamento social, 35% estão comprando alimentos pelos canais online e 86% planejam continuar assim após o final da quarentena.

Hoje, o Brasil é o 4º país em número de usuários de Internet do mundo. Como podem notar, temos infinitas oportunidades dentro do marketing digital de fortalecer nossa marca e entender o comportamento do consumidor dentro do e-commerce. Muitas companhias percebem a relevância de ter uma presença digital, no entanto, nem sempre sabem o que deve ser feito.

O estudo ‘Dimension – A Mídia & Eu ‘, realizado pela Kantar Worldpanel em parceria com a Globo, entrevistou 8 mil consumidores na Argentina, Brasil, China, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e EUA; e investigou como marcas, proprietários de mídia e agências podem vencer em um mundo cada vez mais personalizado.

A coleta e cruzamento de dados constantes dentro do mundo virtual permite que as empresas identifiquem padrões e preferências e consiga fazer previsões sobre o mercado. Mas, essa tendência em direção a uma maior curadoria pessoal apresenta enormes oportunidades e desafios que precisam ser entendidos.

De acordo com a pesquisa, a principal preocupação entre os líderes do setor industrial é lidar com a privacidade de dados dos consumidores. Esse receio também vem do público em geral que se sentem aflitos com as violações de dados e pela própria frustração em relação à segmentação on-line repetitiva e frequente, principalmente em plataformas de mídias sociais.

Os resultados trazem uma leitura interessante e podem ser interpretados como uma reação contrária às plataformas sociais. Enquanto 52% afirmam que não confiam muito no que veem nas redes, 64% estão preocupados com o uso de dados para publicidade. Além disso, 40% estão usando menos as mídias devido a uma maior preocupação com a privacidade.

Como indústria, precisamos tratar as informações com respeito, indo além para explicar ao consumidor como o uso responsável dos dados dele podem trazer benefícios e inovações no setor de alimentos.

Aproveitamos a oportunidade para ressaltar mais uma iniciativa ABIMAPI, desta vez, com o objetivo de auxiliar os associados CORRESPONDENTES a se promoverem aos fabricantes utilizando nosso portal como mecanismo. Para fazer parte desta iniciativa, basta clicar aqui e preencher a ficha com as informações destacadas (conteúdo textual; imagem e vídeo).

Após o cadastro e validação do nosso suporte, os dados estarão disponíveis no site. Ao clicar no seu logo, o portal exibirá as informações da empresa com as soluções que oferecem para a indústria, podendo utilizar fotos, vídeos institucionais e meios de contatos direto para o fabricante interessado nos serviços oferecidos.

 
ABIMAPI INTERNATIONAL
Estatísticas JUL2020
ABIMAPI INTERNATIONAL
Desempenho JUL2020
LXXII Reunião Mercosul
 
Notícias
Transformação digital:
10 Anos em 1?
 
Vendas online são caminho sem volta para clientes e lojistas
 
Associados
Maricota Alimentos renova identidade visual
 
Piraquê lança o “biscoito da vaquinha” com cobertura de chocolate
 

 

 
   
 

 
     
 
3 gráficos mostram recuperação mais rápida do que o esperado em julho Pequena indústria apresenta sinais de melhora, apesar dos impactos da pandemia Reforma Tributária; propostas, cenários e projeções
 
     
     
 
Eventos
 
 







 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
Participe! Curso online sobre saudabilidade em produtos de panificação com foco nos ingredientes e suas funções A ABIMAPI apoia o Manifesto Sebrae a favor do empreendedorismo Dia 17 de agosto foi
Dia do Pão de Queijo!