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Oportunidades e desafios para exportar e importar na Bolívia é tema de Webinar de Exportação

Realizamos recentemente mais um webinar voltado para a área de exportação. Dessa vez, o destino foi a Bolívia, país destaque nas exportações das nossas categorias. Juntos, os biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos industrializados alcançaram (USD 1,6 milhões) de faturamento no mercado boliviano no 1º semestre deste ano.

Quando analisamos separadamente, biscoitos totalizaram 358 toneladas em produtos exportados, já os pães e bolos industrializados somaram 225 toneladas e as massas alimentícias 177 toneladas.

A apresentação foi separada em três partes, a 1ª foi ministrada por Jose Vitor Carvalho Hansem, diplomata-chefe do SECOM da embaixada no Brasil em la Paz, destacando os benefícios do Sistema de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores (MRE) ferramenta que auxilia na captação e disseminação de informações sobre oportunidades de exportação de produtos e serviços brasileiros e de investimentos estrangeiros.

Também recebemos Priscilla Castelli, presidente da Câmara Nacional de Comércio Boliviano Brasileira, debatendo sobre os desafios na exportação para a Bolívia. Priscilla mencionou os aspectos legais de negociar com empresas bolivianas, abordando temas como: os cuidados que o empresário brasileiro deve ter em relação ao regime trabalhista e realizações de contratos legais de importação e exportação de produtos.

Além disso, a especialista ressaltou o acordo comercial entre Brasil e Bolívia de facilitação de negócios que isenta 100% dos produtos das categorias ABIMAPI do imposto de importação. “Sabe-se que no Brasil, ao longo de todo o processo produtivo há utilização de matérias primas e mercadorias das quais incidem impostos. Isso acarreta custos para o exportador, que possui dificuldades em oferecer preços competitivos”, explicou.

Benedito Eduardo da Silva, gerente de operações da SL2 consultoria, completou o assunto trazendo maneiras de como utilizar o drawback, importante mecanismo de competitividade internacional e um dos sistemas mais utilizados pelos exportadores brasileiros como estratégia para o comércio exterior. O palestrante destacou que além de isentar o imposto de importação na compra do insumo, outros tributos como IPI ICMS PIS e Cofins não incidem quando um produto é proveniente de drawback.

Não deixe de conferir no Portal do Associado a apresentação e material completo.

Aproveitamos a oportunidade para lembrar que estamos no mês das datas comemorativas mais significativas do nosso setor, o Dia Mundial do Pão (16 de outubro) e o Dia Mundial do Macarrão (25 de outubro).

Os preparativos estão intensos, no último dia 25 de setembro estivemos presente na reunião ordinária convocada pelos membros da International Pasta Organisation (IPO). O encontro foi realizado dentro do Festival Pastaria 2020, evento totalmente online que contou com representantes do mercado de massas alimentícias do mundo todo trocando experiências e conteúdos sobre os diversos aspectos que afetam o segmento da categoria como: pesquisas com insights envolvendo os hábitos do consumidor, estatísticas de mercado, webinars explorando a importância do consumo de massas durante a pandemia, além das iniciativas em vista da comemoração do Dia Mundial do Macarrão 2020.

Este ano, a temática para disseminar a data explorada pela IPO será a dieta mediterrânea, reforçando com evidências científicas e nutricionais que é possível alcançar a longevidade e bem-estar sem sacrifícios inserindo o macarrão na rotina alimentar de maneira equilibrada.

 
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