Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
Home office se firma como tendência no pós-pandemia
Desde março, boa parte dos empreendedores e funcionários têm trabalhado em casa. A quarentena imposta pelo novo coronavírus trouxe diversos desafios e alguns aprendizados para quem não estava acostumado à dinâmica do home office.
De acordo com estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o teletrabalho será possível para 22,7% das ocupações no Brasil. Ou seja: uma a cada cinco profissões no Brasil pode adotar o home office.
A adaptação ao escritório em casa pode se tornar, no futuro breve, mais que uma necessidade, mas uma preferência. Uma pesquisa da ISAE Business School aponta que 80% dos gestores que adotaram o sistema de trabalho a distância afirmam gostar da nova maneira de trabalhar.
Para o “novo normal” o local de trabalho não está mais diretamente vinculado a um endereço específico. As novas tecnologias permitem acessar e-mails, documentos e interagir com equipes de qualquer lugar do mundo. A execução de atividades profissionais em casa não é mais novidade.
Ainda que esse tipo de trabalho tenha várias vantagens, como a redução de custos e a otimização do tempo, ainda é preciso considerar alguns aspectos preocupantes tanto para a empresa quanto para o colaborador.
O funcionário deve ficar atento à sua conduta profissional, mesmo fora das dependências físicas da empresa, pois a falta de supervisão direta tende a tornar os funcionários mais suscetíveis a engajar em atividades não relacionadas ao trabalho ou mesmo incompatíveis com ele. Eleger um ambiente calmo para trabalhar, evitar distrações, como celular ou televisão, ter metas diárias e semanais, são algumas dicas de como manter a produtividade a distância.
Já para as empresas que desejam incentivar e inspirar confiança nos colaboradores durante o período de home office, é importante:
Ter uma gestão transparente - encurte barreiras e faça da sua equipe uma aliada para enfrentar quaisquer situações que possam se tornar um problema.
Manter um espaço para o alinhamento de estratégias - reúna a equipe diariamente (ou semanalmente, de acordo com a necessidade da empresa) a fim de estabelecer discussões saudáveis sobre os rumos do negócio.
Dê feedbacks constantes - fornecer comentários sobre o comportamento do funcionário, sobretudo à distância, é uma forma de estimulá-lo a melhorar.