e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Exportações das categorias ABIMAPI somam
USD 85,9 milhões no 1º semestre

Na Palavra do Presidente de hoje, abordaremos as estatísticas acumuladas até junho de 2020 das exportações do setor. Apesar do cenário de instabilidade, com a atual situação econômica do país e a alta do preço da farinha, a desvalorização do real refletiu favoravelmente nas exportações dos produtos da cesta ABIMAPI.

No total, obtivemos 20% de crescimento em valor, representando USD 85,9 milhões em exportações, e um aumento significativo em volume (73%), totalizando 71 mil toneladas de produtos vendidos ao exterior, na comparação com o vendido em igual período do ano passado.

A categoria de massas alimentícias foi a que mais se destacou, já que o produto tem um custo baixo e por conta do momento de isolamento é um alimento com uma vida útil maior, obteve um crescimento de 243% em valor (USD 12 milhões) e de 395% em volume (14 mil toneladas), se comparado ao mesmo período de 2019. Entre os tipos de massas mais exportadas está a grano duro, gerando um volume de 11 mil toneladas. El Salvador, Uruguai, Chile e Venezuela se sobressaíram para a conquista desses resultados.

Os pães e bolos industrializados alcançaram um aumento expressivo de 85% em faturamento, totalizando USD 29 milhões e 31 mil toneladas em volume, 204% a mais. Entre os produtos que puxaram este valor estão as misturas para pães, bolos e pão de queijo (USD 22 milhões e 28 mil toneladas). Quanto aos países de destaque estão Venezuela, Uruguai, Portugal, Argentina, Bolívia, Chile, China, Estados Unidos, Japão, México e Paraguai que representaram mais da metade das exportações do segmento no 1º semestre de 2020.

A categoria de biscoitos somou USD 43 milhões em faturamento e 26 mil toneladas de produtos exportados. Angola, Argentina, Croácia, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Cuba, Portugal e México sobressaíram-se na pauta exportadora.

Para que estes números fossem alcançados, o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, mantido pela ABIMAPI em parceria com a Apex-Brasil, contribui com iniciativas buscando aproximar as empresas do setor de seus clientes e potenciais parceiros.

Nossa meta é superar os US$ 100 milhões em exportações sob a previsão de crescimento anual médio de 6% no período. Para atingirmos este objetivo, estamos colocando em prática nossos estudos de mercado e pesquisas atualizadas, rodadas de negócios online com compradores internacionais, participação em webinars, estudos de mercado e programas de qualificação, auxiliando nossos fabricantes a adequarem seus produtos para exportação, a fim de ampliar as oportunidades.

Além de oportunidades com os produtos do setor, estamos nos dedicando para fortalecer os produtos Free From (alimentos sem açúcar, lactose, glúten, transgênicos, agroquímicos) que passa por uma fase de ascensão em todo o mundo.

Para o segundo semestre, continuamos com os ciclos de Rodadas de Negócios Virtuais voltados para o público estrangeiro para atender a lacuna de promoção comercial de 2020. Neste mês, iniciamos no dia 03 a Rodada de Negócios para produtos utilizados em Dietas Restritivas ou “Free From”. O Próximo ciclo será entre os dias 17 e 28 de agosto com conteúdos abordando a dois grandes mercados, Estados Unidos e China, com encontros ocorrendo em fusos horários complementares.

Para mais informações acesse nosso site e a página no LinkedIn da área de exportação.

Aproveitamos a oportunidade, para divulgar nosso espaço de entrevistas desenvolvido para vocês, associados, dentro do e@bimapi. Entre uma semana e outra, o “ABIMAPI entrevista” trará um convidado abordando temas específicos (técnico, exportação e tributário) e factuais (mercado interno, consumo e tendências). Nosso objetivo é a troca de experiências sob uma visão empreendedora. Na primeira edição, recebemos Hélio Chiang, diretor superintendente da Bifum, falando sobre os desafios enfrentados pela empresa neste ano e os insights de mercado dentro do segmento que atuam: macarrão de arroz.

 
ABIMAPI & NIELSEN Webinar 23JUN - 10h Apresentação
International Value Creation - Ramsey, Alvim, Forteza, Junior - JGCG
Artigo DOM - Um modelo de criação de valor internacional
 
ABIMAPI Entrevista
Entrevista com Helio Long Jyi Chiang CEO da Bifum Brasil Alimentos
 
Notícias
Antecipando o comportamento do consumidor no pós-pandemia
 
Expectativas positivas para safra de trigo brasileira
 
Associados
M. Dias Branco: volume de vendas aumenta 19% no 2tri20, para 536,1 mil toneladas
 
Projeto busca diversificar cultivares em produções no Sul do Estado
 

 

 
   
 

 
     
 
Cenário econômico 2020
da FIESP/CIESP
Regime tributário: Projeto que permite alteração deve ser votado nesta quarta-feira Negociação de dívidas do Simples com a União minimiza impactos da pandemia
 
     
     
 
Eventos
 
 





 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
Indústria defende Reforma Tributária mais ampla. Saiba porque ela é tão importante para o país Que tal preparar um almoço especial para o paizão? De perto ou de longe fortalecendo o amor por essa figura tão importante ABIMAPI realiza live de exportação com o tema: Colômbia, um mercado de oportunidades para as empresas brasileiras