e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

20 de julho é o Dia do Biscoito: pesquisa revela como
a categoria vem se comportando frente a pandemia

Faltam cinco dias para o Dia do Biscoito e destacamos na Palavra do Presidente de hoje dados da pesquisa divulgada pela Kantar Worldpanel sobre o desempenho da categoria neste ano, baseado no comportamento do consumidor frente a pandemia.

Com retração diária dos indicadores, os impactos do COVID-19 na economia desafiam todas as projeções. O Índice de Confiança do Consumidor caiu 7,6 pontos em março, atingindo 80,2 pontos – o menor valor desde janeiro de 2017. No acumulado do 1º trimestre de 2020, a perda foi de 11,4 pontos. E em abril chegou a 58,2 pontos.

A falta de confiança na economia, que não permite grandes investimentos ou compras a longo prazo e a conjuntura econômica enfrentada pelo país trouxe a racionalização do consumo, movimento enraizado no mercado. A pesquisa apontou que nas primeiras semanas de isolamento (março) os consumidores optaram por estocarem alimentos escolhendo os não perecíveis. Os biscoitos foram destaque com as embalagens grandes (+300gr). Produtos de ticket médio menor, ofertados em embalagens grandes e disponibilizados em atacarejos foram os preferidos de vendas do período. Nas semanas posteriores, a indulgencia ganhou força com destaque para o consumo de cookies com 11% de volume sendo 20% de crescimento via absorção do volume de recheados, o que impulsionou a retomada de volume médio por lar.

No 1º quadrimestre, a categoria indicou um aumento de 0,6% em faturamento e uma leve retração de 1,3% em volume (R$ 4,7 bilhões e 363 mil toneladas). Entre os fatores para o crescimento em faturamento estão as refeições feitas em casa totalizando um aumentou 27% durante a pandemia. De acordo com os dados, os brasileiros têm feito mais lanches nesse período. O hábito teve um aumento de 74%, que colaborou para o crescimento do consumo de itens como os biscoitos doces e salgados (+40%).

Quando analisamos nossa tendência em unidade, ela cresce alinhada com a cesta. Mas, quando avaliamos em quilos, em volume, observamos queda. E isso basicamente mostra que o downsizing das embalagens foi o principal drive para essa queda no consumo per capta, porque as pessoas continuam comprando a mesma unidade, só que agora ela pesa menos - e isso puxa o consumo per capta pra baixo.

Os dados mostram que a venda dos produtos cresceu no varejo moderno, principalmente no C&C (Cash and Carry), mas não compensa a retração do pequeno varejo. Entre os drivers de queda estão: a diminuição de frequência de visitas ao PDV; o efeito ampulheta (segmentos mainstream puxam retração dos recheados) e downsizing (iniciativas da indústria para manutenção de preço, que acaba impactando na intensidade de aquisição do shopper).

Aproveitamos a oportunidade para ressaltar que na última sexta-feira, 10 de julho, divulgamos um teaser na fanpage e no instagram ABIMAPI, apoiado pelo texto: No dia 20 de julho - Dia do Biscoito - a Tici Pinheiro vai ensinar pra gente essa receita maravilhosa! Aguardem! #DiaDoBiscoito2020 #AlimenteOQueHáDeMelhorEmVocê.

Agradecemos as 23 empresas: Arcor, Bela Vista, Bühler, Casaredo, Cassini, Da Roz, Dallas, Dauper, Germani, Itamaraty, J. Macedo, Marilan, Ocrim (com a marca Trigolino), Panco, Pepsico, Porto Alegre, Santa Edwiges, Selmi (com a marca Renata), Specht, SuaviPan, Village, Vitalin e Wickbold, que participaram da nossa ação e receberam gratuitamente uma versão do vídeo com assinatura personalizada de sua marca. Acreditamos que esforços como este ajudam a aumentar a visibilidade da categoria e estimulam o consumo.

 
ABIMAPI & NIELSEN Webinar 23JUN - 10h Apresentação
International Value Creation - Ramsey, Alvim, Forteza, Junior - JGCG
Artigo DOM - Um modelo de criação de valor internacional
 
Notícias
Descubra curiosidades e aprenda dicas para manter o alimento crocante e fresquinho
 
5 dicas para atrair consumidores para o e-commerce
 
Associados
Panco lança pães nos sabores castanhas brasileiras e castanha do pará com Linhaça
 
Renata é uma das patrocinadoras do MasterChef Brasil
 

 

 
   
 

 
     
 
A Indústria em Números Volume de normas tributárias cresce cerca de 60% desde o início da pandemia eSocial: Informações devem ser enviadas até 30 de setembro para pagamento do abono salarial
 
     
     
 
Eventos
 
 





 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
A ABIMAPI, em parceria com a ApexBrasil, convida os participantes do projeto de exportação para o treinamento preparatório para Rodadas Online de Negócios No dia 20 de julho - Dia do Biscoito - a Tici Pinheiro vai ensinar pra gente essa receita maravilhosa! Aguardem! As novidades da Lei 14.020
em relação à MP 936