
Como repensar a forma de promover as empresas no mercado internacional com os desafios impostos pela COVID-19?
Desde março estamos refletindo sobre o assunto, preocupados em entregar ações de qualidade, mas que preservem a saúde dos empresários considerando o momento de pandemia. Assim, nossos esforços se voltaram 100% para o ambiente virtual com múltiplas iniciativas estruturadas por meio do diálogo com nossos associados, bem como os parceiros, especialmente a Apex-Brasil.
Apresentamos na Palavra do Presidente de hoje os quatro grupos de ações focados em: Redes Sociais, Vitrine Virtual, Rodadas de Negócios Online e Encontros Empresariais Virtuais.
Criamos ciclos de Rodadas de Negócios Virtuais voltados para o público estrangeiro para atender a lacuna de promoção comercial de 2020. Percebemos que os associados perderam o principal ativo para divulgação de seus produtos, as feiras internacionais de negócios. Assim, os 5 ciclos de Rodadas de Negócios ocorrerão de julho a outubro e visam preencher essa lacuna. Veja a programação:
- 20 a 31 JUL - Rodada de Negócios para Produtos Massivos;
- 03 a 14 AGO - Rodada de Negócios para Produtos voltados
a Dietas Restritivas ou chamados “Free From”;
- 17 a 28 AGO - Rodadas de Negócios voltadas a dois grandes mercados, Estados Unidos e China, com encontros ocorrendo em fusos horários complementares;
- 08 a 18 SET - Rodada de Negócios para Mercados da Saudade, ou seja, atendendo compradores dedicados a brasileiros residentes no exterior;
- 21 de SET a 2 de OUT - Rodada de Negócios para compradores dedicados a marcas próprias e/ou produtos congelados/refrigerados.
Para promover, de forma criativa este conjunto de ações e as empresas que participam do projeto setorial para o público estrangeiro aproveitando melhor as ferramentas virtuais, idealizamos também a criação de vídeos de curta duração pelos associados apresentando sua empresa, suas marcas e seus produtos, tendo como principal objetivo o convite para participação nas Rodadas de Negócios Online.
Também realizaremos encontros virtuais entre associados ABIMAPI e seus mercados-alvo, proporcionando o diálogo de cada empresa com um país importante para iniciar ou intensificar suas exportações. Nesses eventos de até 1h30 de duração, dedicados ao público estrangeiro, nossa associação tem buscado instituições relevantes nos países visados, a exemplo do Setor de Promoção Comercial das Embaixadas e Consulados do Brasil no exterior, além de Câmaras de Comércio e as instituições de fomento às exportações brasileiras como a Apex-Brasil, a Investe SP e a SP Negócios.
Já realizamos um evento com representantes da Colômbia e temos, a partir da próxima semana, encontros com empresários do Chile, Peru, Estados Unidos, Uruguai, Portugal, China e outros em fase de planejamento.
Para explorar as Redes Sociais, criamos a página do LinkedIn para comunicação com o público internacional com mais de 200 seguidores. Nosso Youtube canalizará parte dos materiais desenvolvidos, especialmente os vídeos que têm objetivo de sensibilizar o potencial comprador internacional para participar das Rodadas de Negócios Online.
A partir de agosto, começaremos a revisão do site internacional do projeto exportação para concepção de uma vitrine virtual de exposição, não apenas das empresas associadas da ABIMAPI que participam da iniciativa, mas também disponibilizar detalhes sobre suas unidades fabris, suas marcas, seus produtos, além, é claro, a história de cada empresa. Será um espaço dedicado a promover os associados para o público internacional, sendo a responsabilidade de alimentar os conteúdos das próprias empresas.
Por fim, no próximo dia 28 de julho (terça-feira) faremos uma reunião para apresentar as novas estratégias de inteligência comercial. Em breve divulgaremos mais informações sobre o encontro.

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