e@bimapi

Informações relevantes sobre o setor toda quarta-feira
 
 
Logotipo e@bimapi
 
 

Categorias ABIMAPI somam USD 50,2 milhões
em exportações no 1º quadrimestre de 2020

Na Palavra do Presidente de hoje, abordaremos as estatísticas acumuladas até abril de 2020 das exportações do setor.

Na atual situação econômica do país, com frequente alta do dólar, o preço da farinha de trigo subiu e, consequentemente, também o dos produtos que usam esta matéria-prima. Apesar deste cenário de instabilidade, a desvalorização do real refletiu favoravelmente nas estatísticas das exportações dos produtos que a ABIMAPI representa no primeiro quadrimestre do ano.

No total, obtivemos 8% de crescimento em valor, representando USD 50,2 milhões em exportações, e um aumento significativo em volume (49%), totalizando 38,5 mil toneladas de produtos vendidos ao exterior.

A categoria de pães e bolos industrializados foi a que mais se destacou com um crescimento de 94% em valor (USD 17,6 milhões) e de 263% em volume (18,1 mil toneladas), se comparado ao mesmo período de 2019. Estados Unidos, Bolívia e Paraguai foram os destinos que mais se sobressaíram para a conquista desses resultados.

As misturas para biscoitos, pães e bolos, incluindo os pães de queijo, vêm ganhando força em países como Venezuela, Estados Unidos e Portugal. Para a Venezuela, o destaque nas exportações se centra nas misturas para pães e bolos, atendendo o crescimento da alimentação dentro do lar no período da pandemia. No caso dos Estados Unidos, as exportações de pão de queijo e misturas se mantiveram estáveis, chegando a USD 1,3 milhão e 418 toneladas. O mesmo cenário ocorreu também em Portugal, onde as compras atingiram USD 755 mil e 282 toneladas.

As massas alimentícias alcançaram um aumento expressivo de 44% em faturamento, totalizando USD 3,2 milhões e 3,1 mil toneladas em volume, 89% a mais que no mesmo período de 2019. Entre os países de destaque estão Uruguai, Estados Unidos, Bolívia, Colômbia e Venezuela, os quais apresentaram crescimento em praticamente todas as subcategorias. As massas instantâneas apresentaram, pela primeira vez, a soma de mais de USD 1 milhão em exportações no período, atingindo mais de 600 mil toneladas. Nos últimos 5 anos, é a subcategoria de massas que cresce com maior regularidade, ao menos 20% ano após ano.

A categoria de biscoitos somou USD 29,3 milhões em faturamento e 17,2 mil toneladas de produtos exportados, apontando leve retração ao mesmo período de 2019. Alguns mercados menos tradicionais para biscoitos, como México e Venezuela, bem como alguns mercados da América Central e Caribe, como Honduras, Trinidad e Tobago, Panamá, Cuba e República Dominicana, tiveram crescimento em subcategorias.

Entre outros resultados obtidos, observamos a ascensão de uma nova categoria de produtos do setor, bem como um novo grande mercado nas exportações. O pão de forma tem recebido investimentos das empresas do setor na extensão de shelf-life, viabilizando vendas regulares para ao menos países do Mercosul. Além disso, a China tem aumentado de forma consistente a demanda por produtos brasileiros do setor com importações acima de USD 250 mil e 70 toneladas só no 1º quadrimestre de 2020, superando já todo o ano de 2019.

Para que estes números fossem alcançados, o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, mantido pela ABIMAPI em parceria com a Apex-Brasil, contribui com iniciativas buscando aproximar as empresas do setor de seus clientes e potenciais parceiros.

Além disso, estamos colocando em prática a nossa agenda de webinars com temas relevantes para a área de exportação com análise dos mercados prioritários e pesquisas atualizadas para o desenvolvimento das categorias em que atuamos. Nas próximas semanas, uma nova agenda de negócios internacionais será também divulgada: rodadas de negócios online – fique atento!

Aproveitamos a oportunidade para destacar o Anuário 2020 ABIMAPI. Com um formato inovador e nas versões português, inglês e espanhol, o material já está à disposição para download. Boa leitura!

 
Inmetro - Consultas Públicas
APEX - Encontro Entidades Setoriais
Euromonitor Covid Series - Consumer Trends 2020
 
Notícias
Artigo: A pandemia e o foco
no consumidor
 
No pós-pandemia, chineses só querem lives, delivery e comida saudável
 
Associados
Bauducco lança Mega Cookies
 
Nestlé apoia a aliança global
nas pesquisas pela vacina
 

 

 
   
 

 
     
 
SENAI oferece consultoria grátis de marketing digital durante pandemia Atualização Empregador Web: Prorrogação, antecipação e exclusão de acordos Relator da MP 944 na Câmara pretende alterar regras para ampliar acesso ao crédito de PMEs
 
     
     
 
Eventos
 
 





 

 
 
Redes Sociais e Novidades
 
 
     
Anuário ABIMAPI 2020 já está disponível para download. Acesse e boa leitura! Suspensão do contrato da MP 936 e layoff da CLT: comparação entre seus principais aspectos Sabia que todo dia pode ser dia de macarronada? Versátil e prático, macarrão é coringa na cozinha em tempos de quarentena