
Um dos muitos benefícios de ser associado ABIMAPI & SIMABESP, é ter acesso aos conteúdos sobre as categorias em que atuamos, mercado de comodities, comportamento do consumidor, economia, tendências, entre outros assuntos, com o objetivo de conquistar benefícios e desenvolvimento mútuo para o segmento que representamos.
Na última quinta-feira (08), realizamos a 2ª Reunião do Conselho Gestor ABIMAPI & SIMABESP. Na oportunidade, trouxemos conteúdos ricos em insights para um futuro ainda inserto devido ao cenário em que estamos enfrentando em relação à economia e saúde do país.
Após a palestra, anunciamos que pela primeira vez, nós, em parceria com o SIMABESP, custearemos o valor integral (R$217.000,00) da pesquisa Divisão In home 2020, realizada pela Kantar WorldPanel, que será divulgada exclusivamente aos associados.
IMPACTOS DO COVID PARA O VAREJO ALIMENTAR
E FABRICANTES: O QUE MUDA E O QUE FICA?
Os dados da McKinsey, foram apresentados por Fernanda Hoefel, líder em prática de consumo no Brasil e Mariana Guimarães, especialista em consumo e varejo.
As especialistas ressaltaram que em 2020 o varejo alimentar foi uma das categorias com maior crescimento, mas, os efeitos econômicos da pandemia, levaram a uma polarização de grupos de consumidores: Uptrading (maior renda disponível e importância em cozinhar o próprio alimento) e Downtrading (consumidores afetados por reduções de salários e demissões).
De acordo com os dados 13% da população aumentou os gastos com alimentos, especialmente em categorias relacionadas a ficar em casa e 32% dos consumidores tem intensão de investir mais dentro do segmento.
A Covid-19 trouxe cinco grandes movimentos que remodelaram o caminho para varejistas de alimentos e efeitos que vieram para ficar:
- Maior alta do consumo de varejo alimentar;
- Aumento da polarização da demanda;
- Salto nas vendas on-line;
- Choque de lealdade;
- Aceleração da consciência sobre saúde;
- Alta variabilidade da demanda deve permanecer por um tempo;
- Grandes empresas com maior crescimento absoluto;
- Canal digital B2B ganhando relevância;
- Custos permanecerão altos em 2021.
Em resumo, empresas alimentícias tem que estar atentas a:
- Adaptar o portfólio de produtos para atender a polarização da demanda e novos hábitos de consumo;
- Digitalização da experiência do canal fragmentado e posicionamento da marca em canais digitais nativos;
- Adaptar o marketing e os programas de fidelidade para capturar as novas demandas do consumidor;
- Ganhar agilidade e flexibilidade na produção e supply de produtos para reagir a variações da demanda;
- Entender e controlar o outllok de custos buscando parcerias upstream e downstream.
A apresentação completa está disponível nos Portais dos Associados ABIMAPI & SIMABESP.
ÁREA DE COMUNICAÇÃO
PESQUISA KANTAR WORLDPANEL
A apresentação completa está disponível nos Portais dos Associados ABIMAPI & SIMABESP.A pesquisa Divisão In home 2020, é uma oportunidade única e exclusiva aos nossos associados de ter acesso as tendências e dados de desempenho do setor, pautados nos painéis de compra e uso, dentro e fora do lar, permitindo uma visão 360º do consumidor brasileiro para as categorias de Biscoitos, Macarrão, Pães & Bolos, Panetone e Farinha de Trigo.
Para a divulgação da pesquisa, realizaremos duas ações: A partir do dia 20ABR, o material completo estará disponível, sem custo, nos Portais dos Associados ABIMAPI & SIMABESP.
No dia 27ABR, realizaremos o evento on-line para a apresentação em detalhes e esclarecimentos de dúvidas do conteúdo.
Você, associado, receberá um e-mail com o convite e link de inscrição, caso tenha alguma dúvida, entre em contato com marketing@abimapi.com.br.

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