Notícias

Programa de reciclagem de lixo realiza primeira grande atividade em Fortaleza (CE)


O programa “Dê a mão para o futuro”, criado pela ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos com o objetivo de reduzir o volume de materiais que seriam destinados aos aterros e, em paralelo, criar condições para a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis, terá amanhã, 5 de abril, sexta-feira, a sua primeira grande ação em Fortaleza (CE).

A coordenação do projeto e os catadores da cooperativa Socrelp realizarão um processo de capacitação com a equipe de limpeza e moradores do condomínio Malaga (localizado no bairro de Parque Del Sol), visando possibilitar o aumento do material reciclável destinado para as associações de catadores da cidade.

Em seguida, grupos de catadores baterão de porta em porta dos cerca de 320 apartamentos, para orientar os condôminos sobre a coleta seletiva e a importância da reciclagem e entregar o material da campanha.

Além do trabalho realizado no Edifício Malaga, o “Dê a mão para o futuro” prevê ainda, nos próximos meses, implementar a coleta seletiva no IAPS e em mais 20 condomínios, além de  fortalecer e aprimorar a coleta seletiva em outros grandes geradores de resíduos como o Aeroporto Internacional Pinto Martins,  de Fortaleza.

Metas – Em Fortaleza, o programa “Dê a mão para o Futuro”trabalhará com três organizações de recicláveis parceiras (Socrelp, Rosa Virginia e Reciclando), reunindo 48 catadores, que recolhem material em cerca de 200 organizações como empresas, órgãos públicos, hotéis e condomínios, totalizando cerca de 100 toneladas/mês de lixo reaproveitável.

Com a implementação do “Dê a mão para o Futuro” em Fortaleza, o objetivo é aumentar o número de catadores para 60, além de ampliar a quantidade de organizações atendidas para 250. Além disso, com melhoria das condições e capacitação dessa mão de obra, a expectativa é que os rendimentos dos catadores também aumentem, passando dos R$ 600,00 (média) atuais para R$ 1.200,00.

DÊ A MÃO PARA O FUTURO

O Programa Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda foi desenvolvido pela ABIHPEC em 2006 como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. O programa nasceu com o propósito de criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda aqueles que vivem da reciclagem de resíduos, além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.

Atualmente, as ações são realizadas em 14 Estados, numa iniciativa coordenada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

Fonte: Portal Invest NE