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Marcas precisam repensar as maneiras de chegar ao cliente


Sua empresa vê a internet apenas como uma ferramenta de posicionamento e marketing institucional ou pensa a web também como uma estratégia de vendas? Se você não considera a segunda opção, está perdendo a oportunidade de aumentar consideravelmente os resultados em vendas.

A primeira coisa a ser entendida de forma objetiva é que a internet não é apenas um ambiente para posicionar a empresa. Mesmo que sua empresa não tenha um e-commerce, você pode pensar vendas a partir da internet. E isso vale para qualquer setor de negócios. Sendo assim a visão de vendas deve começar já na estratégia de marketing e isso é perfeitamente possível com um modelo de marketing de atração ou Inbound Marketing. E o que significa isso e como tirar proveito para o crescimento da sua empresa?

A internet como um oceano de oportunidades de vendas

Toda a venda começa pela atração de clientes. E você não precisa esperar o potencial cliente chegar até você para que a venda comece. Pense que a web é um canal onde a sua empresa está e também pessoas que querem comprar seus produtos ou serviços. Então não faz sentido não pensar mais a fundo essa situação. O segredo é unir o posicionamento web, produção de conteúdo e metas de vendas. Com esse tripé e técnicas de marketing digital, sua empresa vai performar diferente.

As pessoas navegam pelos mecanismos de busca e pelas redes sociais procurando por assuntos de interesses. Neste contexto nós temos um conceito chamado de Economia da Atenção. As pessoas precisam achar interessante os conteúdos que a sua empresa disponibiliza para dar atenção, para empenhar alguns minutos para ler um post no blog, ver um vídeo, participar de um webinar ou escutar um podcast.

Porém, quando sua empresa cumpre essa missão, o relacionamento com o potencial cliente começa a acontecer e outras oportunidades podem ser aproveitadas, como a conversão desses potenciais clientes para leads, que é uma condição que se dá quando um prospect deixa de ser um mero visitante da sua rede social ou site e passa a ser um lead porque disponibilizou os contatos pessoais como email, dados pessoais e telefone.

Até aqui você pode entender que pensar a venda a partir da web impacta no volume de potenciais clientes captados mensalmente, ou seja, você já está gerando mais oportunidades de vendas. Mas ainda tem mais vantagens que a sua empresa pode aproveitar. A integração da equipe de vendas é uma delas, talvez a mais interessante e significativa mudança no marketing digital de atração. E são poucas as empresas que estão aproveitando.

Alinhamento entre equipe de vendas e equipe de marketing

O Marketing de Atração é um formato estruturado para que você possa tirar o máximo de proveito da web, com uma enorme vantagem, o significativo aumento de performance da equipe de vendas. A integração da equipe de vendas já se dá logo de largada, utilizando a ferramenta funil do marketing ou funil de vendas.

Se você precisa fechar um determinado número de vendas mensalmente, precisa atrair um número maior de oportunidades para fechar essas vendas. Com as taxas de conversão de funil de vendas, essa questão começa a ganhar lógica. Se você precisa fazer 50 vendas/mês e sua taxa de conversão para fechamento de novos negócios é de 10%, seus vendedores precisam ter 500 oportunidades para atingir a meta de 10%. E é para analisar e definir esses números que a equipe de vendas e a equipe de marketing conversam. Definidos os números, a equipe de marketing já produz material de conteúdo com o objetivo de captar o número certo de oportunidades para que a equipe de vendas possa bater as metas estipuladas pela empresa. É um trabalho conjunto.

O número de oportunidades de vendas que a sua empresa precisa

Se a sua empresa consegue atrair potenciais clientes com os conteúdos disponibilizados na internet e fazer a conversão de leads, gerando o número de oportunidades que se encaixa na taxa de conversão do Funil de Vendas da sua empresa para fechamento de novos negócios, você já percorreu mais que a metade do caminho e isso fazendo todo o trabalho usando a internet e ferramentas digitais. Seus vendedores já possuem o número de oportunidades que precisam para tornar o faturamento da sua empresa sustentável. E não foi preciso o cliente chegar até o ponto físico da sua empresa ou fazer um contato por telefone. Todo o processo se deu através da internet.

E o melhor. Os prospectos vieram pela vontade deles mesmos. Você otimizou o trabalho dos vendedores da sua empresa, que conquistaram o número de potenciais clientes que precisam, sem gastar tempo com inúmeras ligações ou mesmo tempo de deslocamento. Você também diminui custos de prospecção, pois gastou menos telefone e não precisou fazer visitas fora da sua empresa.

Uma engrenagem de vendas pode ser construída

Agora você sabe que existem boas vantagens em pensar a venda bem antes do contato por telefone ou do cliente procurar a sua loja. Depois que você estabelece esse processo de prospecção e fechamento de vendas, a cada ciclo mensal você e seus colaboradores aprendem um pouco mais sobre como deixar esse método cada vez mais ágil, tirando ainda mais vantagens, criando um grande diferencial competitivo no mercado. Sua empresa passa a atender mais rápido o cliente e o retorno também chega no caixa de forma bem mais objetiva, sustentável e previsível. Não espere mais. Comece logo a mudar o seu processo de vendas para um método de Inbound Marketing.

Fonte: DCI