Notícias

Instituto Arcor Brasil celebra 15 anos de compromisso com a educação


No dia 25 de maio de 2019, o Instituto Arcor Brasil comemora 15 anos de atividades. Em toda essa trajetória o Instituto sempre foi fiel a sua missão, de contribuir para que a educação seja uma ferramenta de igualdade de oportunidades para a infância. Para executar seus programas e projetos, próprios e em parceria, que atingiram mais de 3 milhões de crianças, adolescentes e famílias, o Instituto Arcor Brasil sempre priorizou a ação em rede e com foco importante no fortalecimento da escola pública.

Contribuir para que a escola pública oferecesse atividades envolventes, de cunho multidisciplinar, foi o foco da primeira grande iniciativa do Instituto Arcor Brasil, o Programa Minha Escola Cresce. Em nove edições, entre 2003 e 2011, o Programa deu apoio a 182 projetos de escolas públicas no interior de São Paulo, Contagem (MG) e região de Ipojuca (PE), onde estão as plantas da Arcor do Brasil.

Também teve nove edições o Programa Amigos do Mar, resultado da parceria entre o Instituto Arcor Brasil e o Projeto Tamar/ICMBio. Foi um dos mais amplos programas de educação ambiental já realizados no Brasil, tendo abrangido mais de 2 milhões de alunos em 17 estados brasileiros, através do concurso de desenhos sobre a vida marinha.

A promoção da vida saudável também tem sido uma marca da atuação do Instituto Arcor Brasil em sua trajetória de 15 anos. A primeira iniciativa nessa linha foi o Projeto Vida, Luz e Som, de oferecimento de mais de 3 mil exames auditivos e visuais gratuitos para alunos de escolas públicas dos municípios onde estão as plantas produtivas da Arcor do Brasil.

A promoção da vida ativa e saudável, através do movimento, foi por sua vez a ênfase do Programa Escola em Movimento, desenvolvido entre 2013 e 2018, em quatro edições. Foram apoiados projetos de 53 escolas públicas, em municípios da região de Rio das Pedras (SP) e também em Bragança Paulista, além de Contagem (MG) e Ipojuca, Escada e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.

A partir do segundo semestre de 2018, uma nova iniciativa do Instituto Arcor Brasil estimula a vida ativa e saudável. É o Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, que também abrange o estímulo à alimentação saudável. São 20 projetos de escolas públicas apoiados, até o final de 2019, em Bragança Paulista, Campinas e Rio das Pedras, no interior de São Paulo, Contagem (MG), Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho (PE). Do mesmo modo, o Programa apoio técnico e financeiro para as escolas e oferece oficinas de capacitação para todos os educadores envolvidos.

Fundo Juntos pela Educação – Um dos principais exemplos de ação em parceria do Instituto Arcor Brasil é o Fundo Juntos pela Educação, constituído em 2004 com o Instituto C&A e o fundo VITAE. O Fundo Juntos pela Educação promoveu, entre 2005 e 2010, o Programa pela Educação em Tempo Integral, com projetos apoiados em Campinas (SP) e Paraíba. Entre 2011 e 2013 o Programa pela Educação Integral deu suporte financeiro e técnico a projetos em Pernambuco e no Ceará.

A partir de 2015 tem sido realizada a segunda iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como prioridade. O primeiro ciclo foi implementado entre 2015 e 2017, nos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata. O segundo ciclo, ao longo de 2018 e com término previsto para março de 2019, abrange os municípios paulistas de Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho.

Ações em rede – A atuação em rede sempre foi uma prioridade para o Instituto Arcor Brasil. Nesta linha o Instituto é integrante da RedEAmérica, uma aliança hemisférica de mais de 70 organizações de investimento social privado e empresas. O Instituto Arcor Brasil compõe o Bloco Brasil da RedEAmérica, que já viabilizou vários programas de fortalecimento do desenvolvimento de base, em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia.

O Instituto Arcor Brasil também integra o GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. O Instituto integrou, igualmente, a Articulação D3 (Diálogo, Direitos e Democracia), que se empenhou pelo fortalecimento da sociedade civil brasileira.

Defesa de direitos – A defesa dos direitos das crianças e adolescentes tem sido ingrediente norteador das ações do Instituto Arcor Brasil ao longo dos 15 anos de atividades. Nesse sentido o Instituto foi um dos principais parceiros do Programa Na Mão Certa, uma ação da Childhood Brasil criada com o propósito de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

Ação na cultura – Como parte da preocupação com o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, o Instituto Arcor Brasil também atua na área cultural, através do apoio ao Salão Internacional e Salãozinho de Humor de Piracicaba, no interior de São Paulo. O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é um dos eventos artísticos brasileiros mais conhecidos no exterior.

Desde o ano de 2014 o Instituto Arcor Brasil é um dos patrocinadores do Salãozinho de Humor de Piracicaba, uma ação que visa levar a linguagem da charge, do cartum e dos quadrinhos para as salas de aula de escolas públicas e particulares. O Instituto também apoia várias ações outras ações da programação oficial do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, como a realização da Caminhada com Humor.

Informações à Imprensa: José Pedro Soares Martins (MTB 17.572), Instituto Arcor Brasil

Fonte: Portal Atibaia Connection