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Emagreça com saúde e sem efeito sanfona


Se você é daquelas que de vez em quando têm uma vontade louca e incontrolável de comer alimentos desnecessários e nas horas erradas, certamente faz parte do grupo das mulheres que estão insatisfeitas com o corpo. O problema é que esse desejo louco que surge de vez em quando (ou com bastante frequência, em muitos casos) pode estar relacionado com a falta ou o excesso de alguns nutrientes. Para ajudar você a evitar ciladas, Francisco Tostes, endocrinologista do Rio de Janeiro (RJ), explica a função dos principais nutrientes no processo de emagrecimento.

Proteínas | Garantem maior saciedade, o que evita exageros ao longo do dia. O ideal é escolher alimentos ricos em proteínas com alto valor biológico, como carne vermelha, frango e ovo. O tofu e a soja são boas opções para os vegetarianos.

Gorduras boas | As gorduras também proporcionam saciedade e devem sim fazer parte da alimentação diária, compondo de 10% a 15% do valor calórico total. Alimentos como salmão, linhaça, nozes e abacate são alguns exemplos de fontes de gordura boa.

Carboidratos | Os carboidratos de índice glicêmico mais baixo reduzem os picos de insulina e conferem maior saciedade. Eles estão presentes nos grãos e cereais integrais e em alguns legumes.

Fibras | A ingestão diária de fibras é muito importante para o funcionamento do organismo, já que, entre outros benefícios, elas controlam a velocidade de absorção dos carboidratos. Esse fator é importante no mecanismo de saciedade. Chia, aveia e brócolis são bons exemplos.

Açúcar|  Quando se ingere muito açúcar nas refeições, ocorre um pico de insulina seguido de uma redução da glicemia, o que gerará vontade de comer novamente em menos de duas horas.

Fonte: Revista Pense Leve