Notícias

Carboidrato: aliado das adeptas a treinos de alta intensidade


Pratica atividades de alta intensidade? Além de dinâmicas, elas trazem movimentos de peso, exigindo muita força e condicionamento físico dos praticantes. As modalidades também podem conter movimentos de luta, o que torna a prática famosa para alcançar o tão sonhado emagrecimento. Mas para completar os benefícios desse treino, é essencial adotar uma alimentação equilibrada e – pasme! – com uma boa quantidade de carboidrato.

O motivo é simples: ele é fonte de energia e dá mais disposição, contribuindo para um melhor resultado. Beatriz Botequio, nutricionista e consultora da Equilibrium e do portal SABE, de São Paulo (SP), lista abaixo benefícios do carboidrato em treinos de alta intensidade e dicas para ingestão. Veja abaixo.

Mais rendimento nos treinos | O carboidrato, encontrado em alimentos como pães, massas, cereais, frutas e batata, é a principal fonte de energia para o corpo e, no caso dos exercícios de alta intensidade e curta duração, também fornece substrato energético para a contração do músculo. Dessa forma, pessoas que seguem uma dieta com baixa ingestão desse nutriente podem sentir fadiga precoce e menor rendimento durante os treinos.

Manutenção da massa magra | O carboidrato deve ser consumido no pré, durante e no pós-treino. Antes e durante o treino intenso, o carboidrato ajuda a melhorar o desempenho e a manter o açúcar no sangue. Depois da atividade, é importante para repor o estoque de energia, além de contribuir para a manutenção da massa magra, principalmente nesse tipo de exercício, que exige do praticante o máximo desempenho.

Saiba consumir | Os carboidratos complexos, como pães, biscoitos e frutas podem ser consumidos 30 minutos antes do treino. Para os carboidratos mais simples, como maltodextrina e energéticos, encontrados em isotônicos, bebidas, barras e géis energéticos, o ideal é ingerir 15 minutos antes. Além disso, é necessário ter atenção na adequada ingestão de água para manter a hidratação do corpo. No pós-treino, deve-se combinar carboidrato e proteína de fácil absorção: uma boa dica são lanches de pão integral com atum ou queijos magros.

Confira essas e mais dicas em Revista Pense Leve.

Fonte: Revista Pense Leve