Notícias

Bebês aprendem a comer vendo o que adultos comem, aponta estudo


Pesquisa publicada no periódico “Proceedings of the National Academy of Sciences" (acesse o material em inglês aqui) traz novas evidências científicas para o que muitas famílias já sabem: bebês aprendem a comer vendo o que os adultos ao seu redor estão comendo, pela observação.

Comida que vira brinquedo: será que é bom para o hábito alimentar da criança?

A pesquisa, no caso, investigou a relação das interações sociais do bebê com seu hábito alimentar. "Se você alimenta a sua criança com uma dieta perfeita, mas ela vê você, seus amigos e parentes comendo alimentos não saudáveis, ela está aprendendo sobre a comida pelas experiências sociais" disse Katherine Kinzler coautora da pesquisa e professora de Psicologia na Universidade Cornella.

"Quando os bebês veem alguém comendo, eles não estão apenas aprendendo sobre comida, mas também sobre quem como o que e com quem. A habilidade de pensar sobre as pessoas como sendo “iguais contra diferentes”, e, possivelmente, até mesmo sobre “nós contra eles”, aponta a pesquisadora.

De acordo com estudo, com apenas 1 ano, as crianças já são capazes de entender e traçar padrões de comportamento de grupos sociais. Com essas informações, obtidas por meio da observação, elas conectam as preferências alimentares a relações culturais.

Para a pesquisa, mais de 200 bebês assistiram a vídeos de pessoas expressando gostar ou não gostar de determinado alimento. Quando os bebês viam duas pessoas que falavam a mesma língua ou agiam como amigos, eles esperavam que elas gostassem das mesmas comidas. Quando as pessoas mostravam inimizade ou falavam línguas diferentes, eles esperavam que elas gostassem de comidas diferentes.

Com informações de O Globo.

Fonte: Catraquinha Livre