Nossos Releases

Nutricionista dá dicas para curtir a folia com saúde e energia

O clima de Carnaval já está tomando o país. Bloquinhos de rua, ensaio das escolas de samba e trios elétricos estão entre as opções favoritas dos foliões. Difícil mesmo é ter energia para acompanhar o agito de toda a programação.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, refeições nem sempre saudáveis, baixa ingestão de água, bem como as noites mal dormidas e o excesso de exposição ao sol podem trazer alguns malefícios à sua saúde. Pensando nisso, Mariana Nacarato, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), lista dicas de alimentos que ajudam a aumentar a disposição e diminuir os efeitos da fadiga no fim da diversão.

“A maratona dos shows pode ser intensa. Em uma hora de samba é possível gastar cerca de 700 calorias; duas horas pulando atrás do trio mandam embora cerca de 1.120 calorias. Por isso é importante não sair de casa sem comer uma hora e meia antes da festa, para dar tempo de finalizar a digestão e não haver desconforto. Pães, massas, biscoitos e cereais são ricos em carboidratos, responsáveis por fornecer energia o organismo”, explica.

Outra orientação essencial é manter o corpo sempre hidratado com sucos ou água de coco, evitando os refrigerantes. “Para quem gosta de bebidas alcoólicas, é fundamental intercalar com água mineral. Isso reduz a chance da ressaca, sensação que pode atrapalhar os dias seguidos de curtição”, destaca.

Se a festa começar cedo, invista em um café da manhã reforçado, como um sanduiche frio de pão integral com queijo branco, tomate e orégano acompanhado de suco verde refrescante (couve, limão, gengibre e maçã). Caso o tempo para a refeição seja curto, a sugestão é consumir algumas unidades de biscoito integral, um iogurte líquido pronto para beber e uma fruta.

Se a folia for à tarde ou à noite, invista em um almoço ou jantar com ingredientes que fornecem energia e facilitem a digestão. Salada de macarrão com atum e cenoura é uma boa opção. 

Por fim, procure descansar entre uma festa e outra para dar um tempo de recuperação ao corpo. No dia seguinte da folia, invista uma alimentação leve, com alimentos que contribuem para o bom funcionamento do fígado, como brócolis, couve-flor, couve, nabo, rabanete, entre outros, e temperos que possuem ação anti-inflamatória, como o gengibre e a cúrcuma, além de caprichar na hidratação com água. Assim é possível curtir, recuperar a disposição e ficar preparado para voltar à sua rotina.

_______________________________

Informações para a imprensa:
TREE COMUNICAÇÃO

(11) 3093-3600

Kelly Viana
kelly.viana@tree.inf.br

Mariana Ortiz
mariana.ortiz@tree.inf.br