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Análise do comportamento do consumidor marca 15º Congresso Internacional da ABIMAPI

Santa Catarina, 24 de setembro de 2016 – O último dia de programação do 15º Congresso Internacional da ABIMAPI, em Florianópolis, iniciou com um bloco de palestras sobre Varejo, com debates que analisaram as tendências do consumidor, promovidos por Fabiana Furquim, líder e porta-voz da consultoria Nielsen, e Tathiane Frezarin, gerente de negócios da Kantar WorldPanel.

“Estamos sobrevivendo a um dos momentos mais desafiadores da economia brasileira, no qual todos os ‘atores’ do mercado de bens de consumo – fabricantes, varejistas e, sobretudo, o consumidor – estão sendo impactados e apertam ainda mais o bolso”, explica Fabiana. Conforme já divulgado pela ABIMAPI, as pesquisas Nielsen mostram que o volume de vendas referente à cesta dos produtos que fazem parte do setor (biscoitos, massas alimentícias, pães & bolos industrializados) apresentou uma leve diminuição.

De acordo com Thatiane, a expectativa é que esta fase ruim melhore rápido, mas que o perfil do shopper que procura desembolsar menos pelos produtos ainda vai prevalecer. “Para isso, o sortimento deve estar adequado às diferentes motivações do consumidor e aos canais onde ele busca satisfazê-las, e os principais fatores decisivos são: abastecimento, reposição e proximidade com a marca”, pontua Frezarin.

Seguindo a programação, a grade de palestras sobre Inovação foi ministrada por Fabio Gandour, cientista chefe do laboratório brasileiro da IBM Research Division, em parceria com a executiva Martha Gabriel. O debate promovido por eles abordou as tendências sustentáveis e mercadológicas para o futuro do varejo.

Para Fabio, o destino do mercado, seja ele têxtil, alimentício ou outro, é o mundo digital. “A frase ‘nada é impossível’ está cada vez mais próxima da nossa realidade e não temos o controle se isso será bom ou ruim no futuro. No momento, o que sabemos é que o consumidor gosta de imediatismo e tem disposição para experimentar o novo”, explica.

Segundo Martha, o essencial é agregar valor pessoal ao produto para atingir os shoppers. “As indústrias precisam vender propósitos para o consumidor e não apenas marcas”, pontua.

Durante discurso de encerramento do 15º Congresso Internacional da ABIMAPI, Claudio Zanão, presidente executivo da ABIMAPI, agradeceu a todos os associados, patrocinadores, parceiros, amigos e palestrantes pelos três dias dedicados ao desenvolvimento da indústria alimentícia. “Toda a programação foi de alto nível e agregou muito valor e novos conhecimentos para o setor”, finaliza Zanão.

Sobre a ABIMAPI

Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa mais de 90 empresas que detêm cerca de 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceira com a Apex-Brasil, desenvolve o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes para fomento da exportação, formado por 38 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 80 países.

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