Nossos Releases

Saiba como foi a abertura e o primeiro dia de palestras do 15º Congresso Internacional da ABIMAPI

Santa Catarina, 23 de setembro de 2016 - O 15º Congresso Internacional da ABIMAPI começou oficialmente na noite de ontem (22/09) em Florianópolis e trouxe a oportunidade para mais de 300 participantes acompanharem um debate sobre economia e política com o economista José Roberto Mendonça de Barros e a jornalista Cristiana Lôbo.

Durante a abertura do evento, os palestrantes discutiram o panorama econômico mundial e a retomada da confiança brasileira pós-impeachment. De acordo com Mendonça de Barros, a economia global está desacelerando, enquanto a nacional está em recuperação. “Estamos tentando melhorar e isso é visível em setores que atendem diretamente os consumidores, como o alimentício e o têxtil, por exemplo”, explicou.

Já Cristiana Lobo comentou sobre a atual fase política e as eleições nas principais capitais do País. Para ela, os partidos não acompanham as exigências dos eleitores: “o mundo está digital, enquanto os políticos estão em analógicos, por isso temos que cobrar muito dos candidatos”.   

Hoje, o dia iniciou com palestras sobre o tema “Regulatório” nos âmbitos brasileiro e internacional. Thalita Antony de Souza Lima, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em companhia da engenheira de alimentos e diretora da LHCRUZ Consultoria, Lúcia Cruz, pontuaram como todo o processo de articulação com os órgãos de fiscalização fortalecem as medidas preventivas e de controle, comprovando que a parceria da indústria com a ANVISA só tende a contribuir com o desenvolvimento do setor.

“Conhecer como os alimentos são processados e a demanda de consumo é essencial tanto para a ANVISA quanto para as categorias alimentícias. Só assim, poderemos atender as demandas e dúvidas dos consumidores e gerar uma relação de confiança com a qualidade dos produtos disponibilizados no mercado”, explica Thalita.

Para Lúcia Cruz, o primeiro passo para as indústrias alcançarem diferentes destinos mundiais é uniformizar a legislação brasileira. “Quando falamos em legislação, estamos falando da cultura de um povo, algo milenar e difícil de mudar. Porém, para vender para outros países é preciso modificar e se adequar aos costumes locais”, comenta.

Fechando as palestras do dia, o evento proporcionou um painel dedicado ao tema Marketing com os designers Mário Narita e Fred Gelli, que colocaram em debate o uso da tecnologia e das emoções a favor das marcas.

Para Narita, “o objetivo de uma embalagem é mexer com os sentidos de cada pessoa, só assim esses sentimentos viram gatilho de compra. E o resultado é imediato”. De acordo com Gelli, economizar tempo é o maior patrimônio do ser humano daqui pra frente. “Quando as indústrias e empresas entenderem o quanto o imediatismo e a facilidade são prioridades para a população, 80% do seu investimento estará garantido.”

Ambos os palestrantes reforçaram que fazer o consumidor se sentir representado pela marca, com interpretações infinitas que geram identificação, é o caminho de sucesso para consolidação no mercado.

Amanhã (24/09) estarão em pauta “Varejo” e “Inovação” A edição de 2016 do congresso é considerada uma plataforma de soluções para alavancar negócios e gerar ideias. Para mais informações, acesse www.abimapi.com.br.

Sobre a ABIMAPI

Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa mais de 90 empresas que detêm cerca de 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceira com a Apex-Brasil, desenvolve o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes para fomento da exportação, formado por 38 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 80 países.

_______________________________

Informações para a imprensa:

TREE COMUNICAÇÃO

Mariana Ortiz

mariana.ortiz@tree.inf.br
(11) 3093-3618

Kelly Viana

kelly.viana@tree.inf.br
(11) 3093-3614