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Você sabia que a alimentação interfere no desempenho sexual?

No próximo domingo, 12 de junho, comemoramos no Brasil o Dia dos Namorados, oportunidade propícia para o debate de um assunto bastante curioso: existe relação entre bom desempenho sexual e alimentação? Alguns alimentos atuam de maneira positiva neste quesito, enquanto outros podem acabar impactando negativamente a hora “H”.

As relações sexuais podem ser consideradas como atividade física. Assim, se praticadas com uma frequência considerada mais intensa, exigirão um maior suporte alimentar, como qualquer outra pessoa que pratique uma maratona de exercícios. De acordo com a nutricionista Mariana Nacarato, consultora da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), se você pensa em uma noite romântica com seu companheiro, é essencial que seu corpo tenha energia.

“Quando falamos em potência e força, o consumo de fontes de carboidrato como biscoitos, pães e massas é o mais indicado para manter o vigor. O nutriente é a principal fonte de energia para o cérebro, e sua falta está relacionada à fadiga e mau-humor”, pontua a especialista. E isso não combina com o momento a dois, não é mesmo?

Os alimentos conhecidos como afrodisíacos também são importantes para aguçar os sentidos e fornecer componentes e nutrientes que ajudam a incrementar a relação. Alguns podem colaborar com a libido e favorecer na circulação, diretamente ligados à lubrificação da mulher e à ereção do homem. “Pão integral, banana e amêndoas, por exemplo, possuem vitaminas no complexo B, nutrientes envolvidos na produção de testosterona, hormônio responsável pelo desejo sexual”, explica Mariana. Por isso vale inclui-los no cardápio do dia se o objetivo é deixar o clima propicio para o momento a dois.

Já ouviu a expressão “apimentar” a relação? Ela não é à toa! A pimenta vermelha possui capsaicina, uma substância capaz de melhorar a circulação sanguínea. O sangue carrega os nutrientes que são essenciais para que todos os órgãos, inclusive os sexuais, funcionem bem. Fontes de vitamina C, como laranja, kiwi ou morangos, também são úteis para manter a flexibilidade dos vasos e favorecer o fluxo de sangue para todo o corpo.

Agora é só aproveitar as dicas e a data que está chegando para elaborar um cardápio que esquente do começo ao fim e deixe seu momento marcante e agradável. Vale lembrar que a combinação entre alimentação equilibrada, prática de atividade física, qualidade de vida e autocuidado são essenciais para uma vida sexual saudável e prazerosa. Aproveite!

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