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Volta às aulas: quais tipos de alimento colocar na lancheira das crianças?

São Paulo, 04 de fevereiro de 2016 - Férias, viagens e mudanças na rotina escolar. Durante este período é comum deixar os hábitos saudáveis de lado. Para as crianças, o momento de volta às aulas pode ser a oportunidade ideal para retomar a boa alimentação ou, até mesmo, iniciar um processo de reeducação alimentar.

É comum que as cantinas das escolas ofereçam lanches rápidos e nada benéficos à saúde. O melhor a ser feito é carregar na lancheira opções leves, nutritivas e de acordo com a aceitação da criança.

Beatriz Botéquio, consultora em nutrição da ABIMAPI - Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados -, explica que a composição do lanche infantil deve sempre conter:

- 1 fonte de carboidratos (pães, biscoitos simples doces ou salgados, bolo simples ou cereal matinal);

- 1 fonte de fibras e minerais (frutas ou sucos);

- 1 fonte de cálcio (leite, queijo ou iogurte).

O carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo humano. Um aporte adequado deste nutriente para a criança garante o melhor aproveitamento das atividades no período escolar, concentração e mais disposição para as aulas extras, como natação e karatê, além de mais disposição para brincar.

Beatriz também reforça um alerta aos pais e responsáveis pelos pequenos: "cuidado com os excessos de doces e refrigerantes. Eles podem ser consumidos, mas com moderação! Estes alimentos não podem ser usados como substitutos das opções nutritivas e saudáveis. São muito calóricos e podem contribuir para um ganho de peso exagerado", explica.

Confira abaixo outras dicas da nutricionista:

1) Lancheiras com bolsos e divisórias permitem o melhor armazenamento da merenda. Uma lancheira organizada melhora a conservação e  mantem mais gostoso o lanche para a hora do recreio.

2) Uma boa opção são lancheiras térmicas, elas mantêm a temperatura do alimento adequada até a hora do consumo.

3) Cada alimento deve ser armazenado em embalagens individuais, podem ser usados sacos plásticos com zíper (descartáveis) ou potes plásticos.

4) A quantidade e a variedade de comida para o lanche devem ser moderadas, três produtos são o suficiente para evitar desperdício. Um lanche infantil não deve ultrapassar de 300 Kcal.

5) Crianças são atraídas por cores e formatos diferentes, investir em lanches divertidos é uma boa opção. Pães de forma são uma ótima alternativa para criar um lanche divertido, caracterizando o pão em personagens animados ou bichos como ursos, girafas e tubarões. Pode usar a criatividade e usar moldes em formatos de estrelas, corações, carrinhos ou montar um cenário com os próprios alimentos.

6) De forma alguma vale chantagear ou usar uma comida favorita como recompensa. O certo é negociar, explicar o porquê do alimento saudável e oferecer um dia de compra na cantina. Esta é uma boa forma de conduzir a educação alimentar.

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