Nossos Releases

Outubro é o mês do Pão e do Macarrão!

dmm_dmp_03_compactado.jpgSão Paulo, 05 de outubro de 2015 - Dois dos alimentos mais importantes em todo o mundo são festejados no mês de outubro. Dia 16 é o Dia Mundial do Pão e dia 25 é o Dia Mundial do Macarrão. Os dois alimentos têm muito em comum: são produzidos à base de farinha trigo e outros cereais, são fonte de energia para o dia a dia e devem fazer parte de uma dieta equilibrada. Além disso, são práticos,versáteis e baratos.

O pão é um dos mais antigos alimentos do mundo. Foi criado pelos egípcios há mais de seis mil anos e desde então foi se espalhando pelos quatro campos do planeta. Em 1928, o norte-americano Otto Rohwedder desenvolveu uma máquina para cortar o pão em fatias, originando o pão de forma e ampliando ainda mais o seu consumo.

No Brasil, esse tipo de pão tem conquistado mercado por sua praticidade e tempo maior de vida útil e jáestá presente em 73,6% dos lares dopaís. No primeiro semestre deste ano, foram vendidas 249,5 mil toneladas de pãoe bolo industrializados no Brasil, totalizando um faturamento de R$ 2,9 bilhões, segundo os dados de pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias deBiscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI)/Nielsen. Nas prateleiras dos supermercados estão disponíveis aproximadamente 15 tipos de pão de forma, desde o tradicional (branco, integral, com grãos, entreoutros) e torradas até croissants, sovado, para hot dog ou hambúrguer.

Para celebrar a data, aABIMAPI disponibilizou no site da associação um livro virtual de receitas à base de pães, que também ofereceinformações sobre a história do alimento, suas propriedades nutricionais, dicase curiosidades. Disponível em http://goo.gl/fM1X6t.

O macarrão, criado peloschineses e popularizado pelos italianos, também caiu nas graças dos brasileirose hoje está presente em 99,5% dos lares do país. O Brasil é o terceiro consumidor mundial de massas, atrás apenas dosEstados Unidos e da Itália. Dados ABIMAPI/Nielsen apontam um faturamento de R$3,9 bilhões do setorno primeiro semestre de 2015, com um volume de vendas de 610 mil toneladas. NoBrasil, são vendidos mais de 60 formatos diferentes de macarrão.

O Dia Mundial do Macarrão foi criado em 1995, naItália, durante o primeiro congresso mundial de massas alimentícias que reuniuos principais fabricantes do mundo em Roma. A data foi oficializada no Brasilem dezembro do ano passado quando o Congresso Nacional sancionou projeto de leique instituiu o Dia Nacional do Macarrão.

 

Sobre a ABIMAPI

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos,Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) é uma dasmaiores associações alimentícias do País, resultado da fusão entre ABIMA(Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados) e ANIB (Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos).Representa 90 empresas, que detêm cerca de 75% do setor com faturamento de R$32 bilhões ao ano, produção de 3,4 milhões de toneladas de produtos e quegera mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Mais informações em www.abimapi.com.br ou em Facebook.com/Abimapibrasil.

___________________________________

Informações para a imprensa:

TREE COMUNICAÇÃO? (11) 3093-3614 / (11) 95456-6175

Kelly Viana - kelly.viana@tree.inf.br