Nossos Releases

Do café da manhã ao jantar: veja algumas opções de cardápios para “esquentar” o seu Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados está chegando e, para comemorar a data, nada melhor do que um belo jantar romântico a dois! Mas por que restringir apenas para a refeição da noite se é possível caprichar e agradar ainda mais o seu amor desde o café da manhã?

Quem dá as dicas para um cardápio especial e completíssimo é a nutricionista Beatriz Botéquio, consultora da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

Café da manhã

Para começar, um belo café da manhã servido na cama; a data pede este romantismo! Mas é fundamental garantir que o menu seja leve e contribua para o bom funcionamento do organismo e dê energia para todo o dia. “O grupo de alimentos que mais fornece energia são os carboidratos, como massas, pães, cereais, biscoitos, farinhas e outros grãos”, explica a especialista. A dica é: torrada cheesecake de romã com especiarias e chá de gengibre para acompanhar.

Torrada: é fonte de carboidratos, nutriente que dá disposição e fornece energia para que o organismo mantenha as suas funções.

Requeijão: rico em fósforo, mineral que age na contração dos músculos e também participa da liberação de energia no organismo.

Romã: é uma das frutas com maior teor de zinco. A carência desse mineral no sistema reprodutor masculino pode provocar diminuição da testosterona e inibição da formação de espermatozoides.

Cravo da índia: é considerado um condimento estimulante, pois melhora a circulação de sangue pelo corpo e pode aumentar a libido, além de fornecer energia.

Canela: pode atuar no estímulo à ação dos estrógenos sobre os órgãos sexuais masculino e feminino.

Chá de gengibre: o gengibre é um alimento que aumenta a temperatura do corpo, além de colaborar na prolongação da função erétil.

Almoço

A sugestão para o almoço é um menu completo e rico em nutrientes: rondelli de ricota com espinafre, acompanhado de suco de melancia.

Massa fresca: proporciona ao organismo uma maior sensação de saciedade, pelo fato de liberar o açúcar no sangue lentamente.

Ricota: por ser um derivado lácteo, é fonte de cálcio, mineral que participa do processo de contração dos músculos.

Espinafre: vegetal rico em vitamina B2, que ajuda o olho a adaptar-se melhor em ambientes escuros e previne lesões nas mucosas.

Molho de tomate: rico em licopeno, substância antioxidante que previne o câncer de próstata, controla a pressão arterial e ainda por cima protege o coração.

Manjericão: contribui para a melhora da circulação sanguínea, inclusive nas áreas erógenas. Seu aroma é responsável por aguçar os sentidos e estimular os instintos, principalmente masculinos.

Suco de melancia: possui citrulina, um composto que é convertido em arginina por enzimas. A arginina, por sua vez, é transformada em óxido nítrico e relaxa os vasos sanguíneos, podendo aumentar a libido.

Jantar

Para a refeição mais charmosa, romântica e esperada do dia, o jantar, Beatriz Botéquio destaca o macarrão com frutos do mar (principalmente ostras) e vinho tinto.

Macarrão: carboidratos aumentam naturalmente os níveis de serotonina no cérebro. Este hormônio, em nível adequado, influencia nosso apetite, proporciona uma sensação de bem-estar e é essencial na regulação do humor.

Alho: atua na obstrução dos vasos, pode ajudar a melhorar o fluxo do sangue e a prolongar a ereção. Devido ao aumento da circulação, há a possibilidade de aumentar a lubrificação da mulher.

Aspargos: considerado afrodisíaco por conter vitamina B3, que promove a dilatação dos vasos sanguíneos, assim como o alho.

Frutos do mar: os alimentos vindos do mar, principalmente as ostras, são ricos em zinco. O mineral tem importante função na fabricação de secreções, como a da lubrificação feminina. Além disso, ajuda no tratamento de infertilidade do homem, por aumentar a contagem e a mobilidade dos espermatozoides.

Oleaginosas: a arginina e a vitamina B3 presente nessas frutas (como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs) promovem a vasodilatação, o que aumentaria a libido.

Pimenta Cayenna: conhecido como agente excitante por estimular a circulação sanguínea, assim como os alimentos picantes em geral.

A bebida ideal para a data, sem dúvidas, é o vinho tinto. Uma pesquisa recente da Universidade de Florença, na Itália, afirma que pode haver relação entre o consumo moderado de vinho tinto e o aumento da libido feminina. Foram analisadas 798 mulheres, entre 18 e 50 anos, e constatou-se que o grupo que apresentou os maiores índices de desejo sexual foi o que consumia uma ou duas taças de vinho por dia. Para finalizar com uma sobremesa prática e deliciosa, biscoitos de aveia com banana e chocolate.

Biscoito de aveia: além de fonte de carboidrato, que fornece energia, a aveia participa de processos que podem acarretar em um aumento dos níveis de testosterona e do aminoácido L-arginina, sendo este último um dos principais componentes para o tratamento da disfunção erétil.

Banana: rica em magnésio, promove a vasodilatação e aumentar o desempenho sexual, além de auxiliar na produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Chocolate: possui propriedades estimulantes, aumenta a produção de serotonina, que dá sensação de prazer e felicidade. Esses efeitos têm sido relacionados com a presença da feniletilamina, que é capaz de estimular o hipotálamo, induzindo a sensações agradáveis.

É importante lembrar que a combinação entre alimentação equilibrada, prática de atividade física e qualidade de vida são essenciais para o dia a dia, não somente para os momentos de comemoração.

_________________________________________

Informações para a imprensa:

TREE COMUNICAÇÃO

Kelly Viana

(11) 3093-3614/ 97372-5065 

kelly.viana@tree.inf.br