Uma refeição, uma paixão

Congresso & Dia Mundial da Massa

Cientistas Concordam que Massa é Saudável para as Pessoas e para o Planeta

Novembro 2015

Bem-vindos à nova edição de A Verdade Sobre a Massa, o boletim informativo mensal da International Pasta Organization (Organização Internacional de Produtores de Massa). Todos os meses o boletim informativo apresentará um assunto novo e diferente - todos relacionados à Verdade Sobre a Massa. A verdade é que... a massa é saudável, sustentável, conveniente, deliciosa, acessível, não engorda, além de muitas outras qualidades. Lembre-se de procurar cada nova edição, com novos assuntos e informações.

Celebrando o Dia Mundial da Massa

Ano após ano, o Dia Mundial da Massa traz sorrisos aos rostos das pessoas e 2015 não foi exceção. De fato, na Premiação MTV Europe Music Awards em Milão, na Itália, a coapresentadora Ruby Rose até usou um surpreendente vestido de espaguete em comemoração ao Dia Mundial da Massa.

O evento teve início em 25 de outubro na Expo Milano (a feira mundial), com o Chef Massimo Bottura (à esquerda), cujo restaurante Osteria Francescana em Modena, classificado como três estrelas pelo guia Michelin e reconhecido como o segundo melhor restaurante do mundo, unindo-se a especialistas em alimentos para promover os benefícios para a saúde e para o meio ambiente de uma porção de massa de tamanho sensato como uma refeição saudável e sustentável.

O que ele disse foi repetido por muitos outros especialistas que afirmaram aos participantes que massa “faz bem para o corpo e para a alma.” Francine Segan (à esquerda), Historiadora Alimentar, levou o público em uma inspiradora jornada virtual pelas maravilhas do universo da culinária de massa, mostrando como a massa pode transformar todos os tipos de refeições e gastronomias.

Segundo a Dra. Kantha Shelke (à esquerda), da Corvus Blue LLC, em Chicago, “A massa é um alimento tradicional simples e reconfortante que resiste há séculos e reina como o alimento perfeito dos tempos modernos com atributos atraentes que poucos alimentos conseguem reunir." Esses atributos incluem “seus carboidratos complexos (baixa glicemia) que são digeridos lentamente e proteína vegetal.”

As atividades do Dia Mundial da Massa também enfatizaram o papel da massa na alimentação de um planeta saudável. Duncan Williamson (à esquerda) da Fundação Mundial de Vida Selvagem, destacou os pratos saudáveis que levam massa como uma escolha sustentável e com base vegetal, e explicou que...

“As formas tradicionais de alimentação são mais sustentáveis e menos dispendiosas."

Em uma vitória das dietas sensatas e cientificamente comprovadas, as mensagens do 5º Congresso Mundial de Massa estão repercutindo por toda a mídia. O Food World News noticia que “A Massa é um carboidrato saudável," ao passo que na manchete do The Guardian se lê, “O Consumo de massa é essencial para uma dieta sustentável saudável, afirma chef-celebridade italiano." O The Washington Post noticia “Sua dieta sem grãos não é natural, não é boa para você ou para o planeta".

Por que Massa é o Alimento Perfeito

Nesta entrevista em vídeo na Rai EXPO, a Dra. Kantha Shelke e Duncan Williamson explicam por que a massa é uma escolha alimentar saudável, deliciosa, acessível, conveniente e sustentável.

A Declaração do Consenso Científico de 2015

Para combater dietas da moda e levar as pessoas de volta às formas tradicionais e saudáveis de se alimentar, vinte especialistas em nutrição de nove países se encontraram no 5º Congresso Mundial da Massa em Milão, Itália para a 3ª Conferência de Consenso Científico sobre Refeição Saudável de Massa e reafirmaram A Verdade sobre a Massa, conforme destacado pelo Huffington Post. Após horas de discussão e apresentações de pesquisas que incluíram as mais diversas disciplinas, eles afirmaram que:

  • 1. A pesquisa científica apoia cada vez mais a importância de uma dieta global, e não a dieta de alimentos individuais.

    2. A massa é um componente essencial de muitos dos hábitos alimentares tradicionais saudáveis do mundo, tais como a Dieta do Mediterrâneo, que é cientificamente comprovada. A maioria dos hábitos alimentares baseados em vegetais ajuda a evitar e a desacelerar a progressão das principais doenças crônicas e conferem mais benefícios à saúde do que os hábitos alimentares Ocidentais.

    3. Muitos testes clínicos confirmam que é o excesso de calorias, e não o carboidrato, o responsável pela obesidade. Dietas que tem sucesso em promover a perda de peso podem focar em uma série de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. Esses três macronutrientes, em equilíbrio, são essenciais para uma dieta saudável e individualizada que qualquer um pode seguir durante a vida toda. Além disso, dietas com carboidrato muito reduzido podem não ser seguras, especialmente a longo prazo.

    4. A massa é um alimento saciador e mantém você satisfeito por mais tempo. Uma refeição de massa pode ter um conteúdo calórico moderado, supondo que a porção seja de tamanho correto e que o molho e os acompanhamentos não sejam altamente calóricos.

    5. Em tempos em que a obesidade e o diabetes têm grande predominância em todo o mundo, as refeições com massa e outros alimentos de baixa glicemia podem ajudar a controlar o açúcar no sangue e o peso, principalmente de pessoas com excesso de peso. O índice glicêmico é um fator que impacta o caráter saudável de alimentos ricos em carboidratos. Há um efeito benéfico na maneira como a massa é preparada. O processo de fabricação reduz sua resposta glicêmica. A massa integral, que conta com mais fibra, também é uma ótima escolha.

    6. A massa é uma escolha acessível e saudável que está disponível em quase todas as sociedades. Promover a acessibilidade e a disponibilidade de pratos de massa pode ajudar a superar a percepção equivocada de que os alimentos saudáveis são muito caros.

    7. Pratos de massa são formas deliciosas de comer mais vegetais, legumes e outros alimentos saudáveis que geralmente são pouco consumidos. A massa é uma forma de introduzir outros alimentos da dieta do Mediterrâneo (outras tradições culturais), especialmente para crianças e adolescentes.

    8. Pratos de massa são apreciados em tradições culturais em todo o mundo. Eles funcionam como telas em branco: são versáteis e facilmente adaptáveis aos ingredientes sazonais do país/região.

    9. A população em geral pode consumir massa e não deve escolher um produto sem glúten se não for afetada por um distúrbio relacionado ao glúten que tenha sido corretamente diagnosticado. Para pessoas com alergias ou sensibilidade ao glúten, ou doença celíaca, existem alternativas sem glúten.

    10. A massa é um alimento a base de vegetais, e causa baixo impacto no meio ambiente.

    11. O consumo de massa é adequado para pessoas que praticam atividade física e especificamente esportes. A massa, assim como outros alimentos de cereais, fornece carboidrato e é também fonte de proteína. Para aumentar o desempenho físico, a massa pode ser consumida sozinha ou levemente temperada no pré-treino ou combinada com outros alimentos no pós-treino. Pessoas ativas são desencorajadas a adotar dietas com alto teor de proteína e carboidrato reduzido.

    12. Os médicos, nutricionistas e outros profissionais da saúde devem educar o consumidor a escolher refeições variadas e balanceadas de massa para ter uma boa saúde.

Um Olhar mais Atento

O que há de novo na Declaração atualizada do Consenso Científico sobre Massa:

SUSTENTABILIDADE: A massa é um alimento a base de vegetais, e causa baixo impacto no meio ambiente.

ESPORTES: O consumo de massa é adequado para pessoas que praticam atividade física e especificamente esportes. A Massa, assim como outros alimentos de cereais, fornece carboidrato e é também fonte de proteína. Para aumentar o desempenho físico, a massa pode ser consumida sozinha ou levemente temperada no pré-treino ou combinada com outros alimentos no pós-treino. Pessoas ativas são desencorajadas a adotar dietas com alto teor de proteína e carboidrato reduzido.

DECLARAÇÃO “NÃO CONTÉM GLÚTEN”: A população em geral pode consumir massa e não deve escolher um produto sem glúten se não for afetada por um distúrbio relacionado ao glúten que tenha sido corretamente diagnosticado. Para pessoas com alergias ou sensibilidade ao glúten, ou doença celíaca, existem alternativas sem glúten.

EFEITO BENÉFICO NA MANEIRA COMO A MASSA É PREPARADA: Há um efeito benéfico na maneira como a massa é preparada. O processo de fabricação reduz sua resposta glicêmica; poucas pessoas percebem que a massa tem baixo índice glicêmico. A massa integral, que conta com mais fibra, também é uma ótima escolha.

Como disse David Katz, Médico, de Yale, em sua contribuição por vídeo (abaixo) para o Congresso e Dia Mundial da Massa:
 
 
“Você não precisa comer massa para ser saudável, mas você pode.
E já que você pode, por que não comeria?!"