Uma refeição, uma paixão

A Massa é Saborosa e Une as Pessoas

Bem-vindo à essa edição de A Verdade Sobre a Massa, o novo boletim informativo mensal da  International Pasta Organization (Organização Internacional de Produtores de Massa). Todos os meses o boletim informativo apresentará um assunto novo e diferente - todos relacionados à Verdade Sobre a Massa. A verdade é que... a massa é saudável, sustentável, conveniente, deliciosa, acessível, não engorda, além de muitas outras qualidades. Lembre-se de procurar cada nova edição, com novos assuntos e informações.  

 

Prova de que a Massa é Saborosa e Une as Pessoas

Suntuosa o bastante para adornar a capa de revistas de alimentação de luxo, porém acessível o bastante para ser utilizada em programas de assistência nutricional e receitas de baixo custo, a massa é, de fato, um alimento que une as pessoas.

Bem se sabe que as refeições à base de massa são saborosas e preferidas por muitos, porém alguns podem se surpreender em saber o quão disseminada é essa preferência. Pessoas de diversos países como Alemanha, África do Sul e Países Baixos indicam a massa como sendo sua comida favorita.

Em 2011, a Oxfam realizou uma pesquisa independente em 17 países como parte de sua campanha para garantir que as pessoas do mundo todo tenham comida suficiente. Uma pergunta da pesquisa dizia respeito aos alimentos favoritos. O resultado? A massa foi indicada o alimento favorito do mundo, seguida por pratos à base de carne e arroz e pizza!

Especialistas em alimentos e nutrição também reconhecem a diversidade cultural das refeições à base de massa. Em 2010, pesquisadores da área de nutrição de quatro continentes se reuniram para discutir sobre massa e saúde. Os cientistas enfatizaram a conveniência e a versatilidade da massa, e explicam: “As refeições à base de massa são desfrutadas em tradições culturais mundo afora, visto que são versáteis e facilmente adaptáveis a ingredientes nacionais/regionais de época”. A massa é como uma tela em branco, pronta para receber especiarias e ervas de outras regiões, de modo que fica fácil perceber o motivo pelo qual ela é um dos alimentos mais populares do mundo!

Os Especialistas Dizem...

A massa desempenha um papel importante na redução das barreiras à culinária caseira, especialmente conforme aprendemos mais sobre os benefícios das refeições preparadas em casa e ingredientes frescos. Segundo a Dra. Kantha Shelke, pesquisadora da Corvus Blue, "A beleza da massa é que até mesmo o cozinheiro mais inexperiente pode fazer de uma das refeições mais simples um grande evento, ao passo que cozinheiros mais experientes podem criar novas formas e receitas deliciosas para dar a um alimento com séculos de idade uma interpretação nova a cada momento”.

Da mesma forma, como a massa tradicional não possui conservantes, porém possui um longo prazo de validade, e como o seu tempo de cozimento é muito mais rápido do que outros alimentos básicos em grãos, a Dr. Shelke identifica a massa como “a maravilha culinária que melhor exemplifica a genialidade humana”. Com seu preparo simples e infinitas possibilidades gastronômicas, esse alimento versátil e delicioso faz com que seja fácil unir as pessoas à mesa.

Apetitosa, a massa saciadora também serve para conectar a nutrição e a saúde. Ao passo que a instabilidade econômica e os preços crescentes dos alimentos criam divisões no sistema alimentar, a massa é o alimento que une as pessoas em todo o mundo, sendo o veículo perfeito de transmissão de outros ingredientes saudáveis. Segundo um grupo que lidera pesquisadores da área de nutrição, a Massa é uma escolha acessível e saudável em quase todas as sociedades. Promover a acessibilidade e a disponibilidade de refeições à base de massa pode ajudar a superar a percepção errônea de que alimentos saudáveis são caros demais.”

As Mães Dizem...

s mães de todos os grupos sociais adoram servir massa a suas famílias, inclusive a já falecida estrela do cinema, Audrey Hepburn! Luca Dotti, filho de Hepburn, se lembra que a atriz adorava as coisas simples da vida, inclusive uma vigorosa tigela de macarrão. Segundo Dotti, “[Sua refeição favorita era] massa com molho de tomate, que estava sempre presente, quando ela retornava para casa após uma viagem. Massa com molho de tomate pode parecer fácil, mas fazê-la bem é difícil, e dois resultados nem sempre são os mesmos. O molho de tomate não tem apenas tomates. Talvez um pouco de batata ou cenoura”.

No livro, Luca escreve: “Mamãe tinha um vício grave. Ela não podia viver sem massa. Ela comia em casa e pedia em restaurantes, com um ligeiro embaraço, quando lhe apresentavam cardápios elaborados e ambiciosos. “Se não for muito complicado, uma massa simples e gostosa, al pomodoro, com um pouco de azeite de oliva me faria muito feliz.”

Para saber mais sobre o amor de Audrey Hepburn pela massa, clique nos links sobre o livro de Luca Dotti na revista People ou no Yahoo Food.   

Mantendo a Tradição

Embora os italianos tenham contribuído para popularizar a massa, os estudiosos observam que a massa tem “uma história longa e complexa, interligada com os noodles dos chineses”. Depois de séculos, a massa continua sendo um alimento básico saboroso usado em todo o mundo. Compartilhar uma refeição deliciosa à base de massa com amigos e pessoas queridas é uma tradição apreciada em lares e centros comunitários mundo afora, visto que poucos outros alimentos podem se adaptar tão prontamente às especialidades locais.

Ao invés de se render a alimentos industrializados altamente processados e sobrecarregados com ingredientes misteriosos, mantém-se a tradição de gerações passadas de preparar refeições à base de massa saborosas e vigorosas. Tradicionalmente feita com trigo e água apenas, a massa é o alimento “fast food” de rápido cozimento de nossos ancestrais. Da Itália ao Brasil, à Turquia e além, podem ser encontradas inspirações para receitas de massa tradicionais em cada esquina do mundo, unindo pessoas de todas as idades! Clique aqui para algumas excelentes receitas de massa do mundo todo.   

Vídeo e Receita do Mês

Spaghetti Carbonara  
A receita e o vídeo do mês trazem uma refeição tradicional romana à base de massa, Spaghetti alla Carbonara. O vídeo está disponível em italiano, espanhol e inglês.

Ingredientes:
4 gemas de ovo mais 1 ovo
½ copo (110 gramas) de queijo Pecorino Romano ralado
5½ onças (156 gramas) de pancetta ou bacon defumado
12 onças (340 gramas) de espaguete
2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
Pimenta-do-reino moída fresca

Preparo:

  1. Cozinhe o espaguete em água levemente salgada a uma temperatura fervente constante.
  2. Refogue o bacon em uma fina camada de azeite extravirgem. Quando o bacon estiver dourado e crocante, retire-o e deixe esfriar.
  3. Bata quatro gemas de ovos junto com um ovo, adicione pecorino ralado e misture bem.
  4. Após, adicione pimenta-do-reino.
  5. Se o molho estiver muito denso, acrescente pequenas quantidades de água do macarrão.
  6. Adicione a pancetta ou o bacon já frios.
  7. Misture tudo e o molho está pronto.
  8. Escorra o macarrão, deixando-o um pouco úmido, de modo que cubra o macarrão.
  9. Coloque o macarrão no molho, misture bem até que o macarrão fique totalmente coberto.

Rendimento: 6 porções


Análise Nutricional:
Calorias: 480, Gordura Total: 23g, Gordura Saturada: 7g, Sódio: 740mg, Carboidrato: 45g, Fibra: 2g, Proteína: 22g