Uma refeição, uma paixão

Massa Faz Bem para Você

Bem-vindos a esta edição de A Verdade Sobre a Massa, o novo boletim informativo mensal da International Pasta Organization [Organização Internacional de Produtores de Massa]. Todos os meses, o boletim informativo apresentará um assunto novo e diferente – todos relacionados à Verdade Sobre a Massa. A verdade é que... a massa é saudável, sustentável, conveniente, deliciosa, acessível, não engorda, além de ter muitas outras qualidades. Lembre-se de procurar cada nova edição, com novos assuntos e informações.

Prova de que a Massa Faz Bem para Você

Especialistas em nutrição há muito tempo reconheceram que alimentos à base de carboidrato complexo energizante são uma fonte mais inteligente para manter a energia do que os açúcares simples. A Massa, com sua estrutura de amido exclusiva e de baixo impacto sobre a glicemia, é um desses alimentos.

Um alimento saudável e essencial por si só, a massa é a base definitiva para qualquer dieta saudável, sejam quais forem suas metas nutricionais. Ela pode ser comparada a alimentos saudáveis para o coração, como azeite e peixe, leguminosas e vegetais ricos em fibra, queijos e carnes magras de alto teor proteico, ou qualquer número de combinações deliciosas.

As pesquisas revelam que a boa saúde é determinada pela dieta como um todo, e não apenas pelos alimentos e nutrientes considerados individualmente. No entanto, como a massa é um acompanhamento ideal para vegetais de época, ervas e azeite de oliva, refeições saudáveis à base de massa são uma estratégia inigualável para aqueles que tentam adotar um estilo de vida mais saudável.

A Massa também é a base da dieta mediterrânea cientificamente aprovada e de muitas outras cozinhas consagradas pelo tempo.

Os Especialistas Dizem...

Embora a massa seja mais conhecida por seu atraente sabor, vários cientistas reconhecem a contribuição da massa como um alimento básico saudável.

Ao contrário da maioria dos outros carboidratos, a massa tem baixo impacto no Índice Glicêmico, ou seja, o corpo digere-a mais lentamente, resultando em uma fonte de energia mais estável e prolongada. O Dr. David Jenkins (à esquerda), um dos precursores do Índice Glicêmico, explica que "tornar a absorção de carboidratos na parede intestinal mais lenta," ao escolher alimentos pouco glicêmicos, como a massa, pode inclusive ajudar a prevenir diabetes.

Notadamente, esse impacto baixo na glicemia ocorre não só naquela refeição, mas também na refeição seguinte, em um fenômeno apelidado de "conceito da segunda refeição". Em um encontro realizado em 2010 no Rio de Janeiro, para discutir massa e saúde, importantes pesquisadores de nutrição de todas as partes do mundo concluíram que “alimentação à base de massa e outros alimentos de baixo índice glicêmico podem ajudar a controlar a glicemia e o peso, especialmente para pessoas com sobrepeso”.

De fato, os especialistas concordam que alimentos saudáveis à base de carboidratos, como as massas, são importantes para controle de peso. Em um estudo recente de diferentes dietas à base de grãos, apresentado no Encontro Anual sobre Biologia Experimental de 2015, em Boston, os pesquisadores classificaram adultos em oito diferentes grupos com padrões alimentares à base de grãos. Eles constataram que adultos incluídos no grupo de “massas, cereais cozidos e arroz” tinham peso significativamente menor do que adultos que evitavam grãos. À medida que cada vez mais surgem provas de alimentação saudável rica em carboidratos, como é o caso das massas, é revigorante saber que o que é nutritivo também pode ser delicioso.

 

As mães dizem

As mães conhecem o poder de uma refeição à base de massa saudável. Em uma entrevista para Parents.com, Stacey Finch, R.D., nutricionista do Hospital Infantil de Arkansas. explica que, “Diferentemente dos carboidratos simples encontrados em doces, os carboidratos complexos da massa fornecem energia prolongada; assim, as crianças não sentem fome uma hora após o jantar.”

A Parents.com recomenda oferecer vários tipos de molhos e coberturas, salientando que “Mesmo as crianças que adoram macarrão com queijo normalmente experimentarão opções mais saudáveis.”

Muitas mães tiveram esta experiência em primeira mão. Jennifer Carden, autora de The Toddler Café, sugere organizar uma “Noite de Massa – Você Escolhe o Molho” como uma forma interessante de envolver as crianças no processo de planejamento das refeições. Ela dá o seguinte conselho: "Quando chegar a hora de planejar o jantar, peça para as crianças ajudarem a escolher um vegetal, uma proteína e um tipo de amido.  Informe a eles que apenas a massa não os dará a energia que precisam para brincar por horas. (Lembre-se: comer um arco-íris é o jeito de crescer). Deixar seus filhos entenderem suas escolhas lhes transmite confiança e capacidade de tomar boas decisões. Prepare-os para o sucesso, começando com escolhas simples.”

Continuando a Tradição

Conforme mais especialistas em nutrição e saúde adotam uma abordagem de alimentação saudável baseada em “alimentos integrais”, fica claro que refeições saudáveis à base de massa são uma opção inigualável. A massa é um alimento saudável com uma receita simples que permaneceu inalterada por gerações: apenas farinha de sêmola de trigo duro e água.

Por séculos, as famílias usaram a massa para transformar uma combinação de vegetais, queijos e ervas disponíveis em refeições irresistíveis, que poderiam saciá-las por horas. Com o aumento de doenças relacionadas à alimentação, é mais importante do que nunca manter a tradição das gerações passadas e incorporar mais alimentos integrais e saudáveis em nossas refeições.

Décadas de pesquisa demonstram que fazer dieta não funciona; portanto, as soluções mais saudáveis incorporam alimentos nutritivos em combinações prazerosas e a prática regular de atividade física. A massa, com sua estrutura de amido benéfica, ingredientes simples e versatilidade culinária, é a base perfeita para estabelecer um padrão alimentar mais saudável, mais feliz e um estilo de vida saudável.

O Dr. David Katz, Presidente do American College of Lifestyle Medicine, explica como estilos de vida saudáveis, e não as dietas, são a chave para uma saúde melhor: "Fazer dieta, como temos feito tradicionalmente, é fatal para a esperança de um futuro melhor para nossas crianças. É fatal para a promessa de um estilo de vida como medicina universal; para a erradicação de doenças crônicas, oito vezes entre 10; para o aumento na expectativa de vida e na qualidade de vida. É fatal para o melhor destino da medicina que poderíamos deixar para nossas crianças, se o controle de peso e a saúde fossem abordados combinando ciência e bom senso, e não fatalismo e insensatez".

 

Vídeo do Mês

Como fazer uma Salada de Macarrão Perfeita

 

Receita do Mês

Salada de Macarrão Perfeita para o Verão

Ingredientes:
85 g de macarrão cavatappi
½ xícara de iogurte semidesnatado ou desnatado tipo "Grego"
½ xícara de creme de leite semidesnatado ou desnatado
1 colher de sopa/15 ml de vinagre de vinho vermelho
2 colheres de chá/10 ml de mel
2 colheres de sopa/5 g de endro picado
2 colheres de sopa/5g de salsa picada
½ xícara de cebola vermelha
3 xícaras de repolho vermelho ou verde cortado em fatias finas
2 xícaras de cenoura ralada
¼ de xícara de passas

Preparo:

  1. Ferva uma vasilha grande de água com sal. Cozinhe o cavatappi de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e reserve;
  2. Em uma tigela grande, misture o iogurte, o creme de leite, o vinagre, mel, o endro e a salsa. Tempere com sal e pimenta;
  3. Acrescente a cebola, o repolho, a cenoura, as passas e o cavatappi. Misture tudo, tempere a gosto e sirva.

Rende 8 porções de ½ xícara.

Informações Nutricionais
Calorias: 110, Gordura Total: 4g, Gordura Saturada: 1g, Sódio: 50 mg, Carboidrato: 20g, Fibras: 3g, Proteínas: 4g.

A receita é uma cortesia de PastaFits.org