e@bimapi

 
Logotipo e@bimapi
 
   



 
Palavra do Presidente
 
Portal do Associado
 
Apresentações - Workshop ABIMAPI de Exportação
Acesse agora
 
Notícias
Confira a última edição da revista Italiana Pastaria
 
Preços globais de alimentos caem em março após máxima de 2 anos
 
Associados
Nestlé reafirma proposta
de futuro mais saudável
 


Colomba pascal: o pão da paz
 

Esta semana comemoramos a Páscoa, uma das festividades religiosas mais importantes do calendário mundial. Independentemente da crença, a data tem o significado de renovação e os lendários ovos simbolizam o renascimento. Comemorada em vários países de diversas maneiras, a data da celebração costuma ser diferente conforme o ano, mas acontece sempre entre 22 de março e 25 de abril.

Com este sentimento de esperança, surgiu no ano de 572 a colomba pascal, produto tradicional fabricado pelas indústrias que representamos. Conta a história que ao norte da Itália, em Lombardia, vilarejo de Pavia, houve uma invasão do exército de Albuíno, o rei dos Lombardos. Um confeiteiro local resolveu preparar um presente para o invasor: criou um pão diferente, preparado com ricos ingredientes e assado no formato da pomba da paz. Quando recebeu o presente, o inimigo ficou encantado com o sabor e a sensível ideia e decidiu poupar o vilarejo do ataque.

Muitos acreditam que a colomba é um panetone em forma diferente, ledo engano. A massa é feita com farinha de trigo, ovo, manteiga, açúcar, fermento e água; os ingredientes são os mesmos, mudam as proporções. A receita original só leva raspas de casca de laranja ou laranja cristalizada, nada de uva-passa ou outras frutas cristalizadas. Antes de ir para o forno, recebe uma camada de calda feita com açúcar, amêndoa, raspa de casca de laranja e de casca de limão. Quando a massa cresce, a cobertura se quebra, dando o aspecto craquelado tradicional da colomba.

Com o avanço e a diversificação da gastronomia, encontramos atualmente diferentes sabores deste produto nos pontos de venda, como as versões com gostas e cobertura de chocolate, creme de baunilha, mousse, doce de leite, cupuaçu, entre outras.

Neste clima de renovação e paz nós, da ABIMAPI, desejamos a todos associados e parceiros uma feliz Páscoa!

Ressaltamos que em nosso site estão disponíveis diversas receitas que tornarão o seu feriado ainda mais especial. E não deixe de conferir no Portal do Associado todas as apresentações das palestras do Workshop de Exportação, realizado no último dia 06 de abril.
 

 
   
         
   
Notícias sindicais - SIMABESP
   
   
Liminar contra o aumento das taxas de licenciamento ambiental Programa expande o atendimento para todo o Estado de São Paulo Quatro caminhos para trabalhar a cultura organizacional nas pmes
   
         
   
Eventos
   
   


 

 
   
   
Facebook
   
   
Gluten-free deixou de ser necessidade e virou modismo Primeiro Workshop ABIMAPI de Exportação 2017 Antes de treinar, é bom fazer um lanche rico em carboidratos