e@bimapi

 
Logotipo e@bimapi
 
  aaaa aaaa  
Palavra do Presidente
   
Notícias
   
Imagem Vilma e Krokero
Supermercados vão fortalecer
inspeção de produtos vendidos
 
Imagem Vilma e Krokero
Gasto com alimentos cresce,
e iogurtes voltam à lista
 
Associados
Imagem Vilma e Krokero
Tapioca brasileira ganha espaço na gastronomia internacional
 
Imagem Vilma e Krokero
USP firma convênio para orientar empresários sobre exportação
 


ABIMAPI apoia iniciativa do ITAL que reforça a qualidade
e segurança dos alimentos processados


No último dia 10 de novembro, estivemos na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) para o lançamento oficial do site Alimentos Processados, iniciativa que integra a Plataforma de Inovação Tecnológica desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) – órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo –, como parte de um projeto de criação de uma base de informações sobre ciência e tecnologia alimentar, destinada a toda sociedade brasileira.

O conteúdo online é composto por oito seções: "O que são alimentos processados", que apresenta os tipos de processos e suas finalidades; “Ciência e Tecnologia de Alimentos” mostra a evolução da área de pesquisas, seu estágio atual e perspectivas futuras; “Benefícios dos Alimentos Processados”, que relaciona as diversas vantagens para a sociedade, com base em fatos e dados; “Indústria de Alimentos e Bebidas” com um panorama geral industrial, dados de estrutura, empregos diretos e indiretos; “Mitos e Fatos” desmistifica e informa com responsabilidade questões de saudabilidade, qualidade e segurança dos processados; “Ingredientes e Aditivos”, com a descrição das categorias e tipos utilizados no desenvolvimento de produtos.

Na área “Biblioteca Virtual” estão todas as fontes citadas no site e outras adicionais para consulta dos materiais apresentados; por fim, em “Iniciativas do Setor”, encontram-se diversos links de projetos específicos sobre Leite, Açúcar, Carne Suína, Sucos Cítricos e outros, entre eles o Glúten Contem Informação.

De acordo com o coordenador da Plataforma de Inovação Tecnológica Raul Amaral Rego, os conteúdos apresentados permitem à sociedade uma visão mais abrangente do setor industrial, em contraponto à uma vasta quantidade de pré-conceitos que têm sido propagados pela mídia e as redes sociais.

Nós, da ABIMAPI, temos todo o interesse em apoiar e contribuir para o desenvolvimento desta plataforma, uma ferramenta que disponibiliza informações confiáveis, elaboradas por pesquisadores que dominam os aspectos científicos e tecnológicos relacionados ao processamento de alimentos.

Como representantes das categorias de biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos industrializados, acreditamos que disseminar estes valores é a maneira mais eficiente e assertiva para certificar a qualidade e importância nutricional dos nossos produtos.


 
       
 
 
Destaques
 
  Imagem Portal do Associado  
     
 
 
         
 
Imagem receita Torta holandesa
Exclusão de acidentes de trajeto do FAP corrige regra que prejudicava empresas
 
Imagem receita Torta holandesa
Deficiência na segurança pública reduz
a competitividade do Brasil
 
         
 
Eventos
 
 
Imagem Evento Dynamic Air

Imagem Evento Dynamic Air

Imagem Evento Dynamic Air
 
     
 
Você viu? Clique nos posts abaixo e confira
 
         
 
Imagem Capitais do Brasil Facebook
O setor supermercadista brasileiro projeta crescimento de 0,67% no final de ano
 
Imagem receita Torta holandesa

Sugestão de sobremesa para adoçar a tarde: sorvete de limão crocante

 
         
 
ETC, nossos produtos na mídia
 
 
Imagem Etc
Artista russo faz arte com macarrão

Há de tudo para fazer arte. Duvida? Veja o exemplo de Sergey Pakhomov, um artista da região russa de Perm, que recentemente foi destaque nas manchetes em seu país de origem por usar vários tipos de macarrão para fazer belos e intrincados modelos em miniatura de carros, aviões, barcos e até mesmo uma pequena cidade. Continue lendo

Fonte: Metamorfose Digital