e@bimapi

 
Logotipo e@bimapi
 
  aaaa aaaa  
Palavra do Presidente
   
Notícias
   
Imagem Vilma e Krokero
Projeto verão: ainda dá
tempo para começar!
 
Imagem Vilma e Krokero
Varejo já aposta em inteligência artificial para elevar vendas
 
Imagem Vilma e Krokero
Vendas em supermercados
têm alta de 1,16%
 
Imagem Vilma e Krokero
Pequeno varejo - estudo destaca as principais categorias do setor
 
Associados
Imagem Vilma e Krokero
Coroa lança Duni Wafers
 
Imagem Vilma e Krokero
Iolane conta como consolidou a marca Frutos da Amazônia
 
Imagem Vilma e Krokero
Aymoré apresenta portfólio
de Panettones 2016
 


Agenda regulatória, workshops, eventos de nutrição, entre outras atividades, marcaram o ano de 2016 da ABIMAPI


Em continuidade ao balanço anual das atividades desenvolvidas pela ABIMAPI, trazemos nesta Palavra do Presidente um resumo de todos os acompanhamentos e iniciativas promovidas pelo nosso departamento técnico.

Iniciamos com a agenda regulatória referente ao biênio 2015-2016. Atuamos de maneira proativa nas questões que envolvem redução de sódio e açúcar, e na proposição das medidas que envolvem produtos integrais, com a nossa participação em reuniões com o Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgãos de defesa do consumidor, entidades congêneres – como a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA) e Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO) –, além do Instituto Adolfo Lutz, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e das universidades federais, sendo que este assunto continua em trâmite entre todos os envolvidos. Participamos de três Consultas Públicas (CPs 255, 256 e 249) que tratam a declaração de lactose e dietas com restrição deste nutriente, e enriquecimento obrigatório das farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico, respectivamente, com sugestões à ANVISA.

Estivemos em Montevidéu, Uruguai, na LVIII Reunião Ordinária MERCOSUL, onde foram discutidas revisões das portarias 157/02 e 153/08 do INMETRO, de metrologia das embalagens dos produtos, e 23/03 e 32/07, dos regulamentos técnicos para rotulagem de alimentos embalados. Também nos posicionamos quanto à imposição da Associação Brasileira de Defesa dos Usuários de Planos de Saúde de Campo Grande - MS (ABRACOM), para auxiliar as empresas acionadas em relação à declaração da frase “Contém Glúten – o Glúten é prejudicial à saúde dos portadores de doenças celíacas” nos rótulos de seus produtos. A ANVISA nos apoiou e interpôs recurso em cada um dos processos.

Durante este ano, promovemos o treinamento em Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP/ APPC), em parceria com a ABITRIGO e o Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado de São Paulo (SIMABESP), além de outros dois workshops técnicos de atualidades em alimentos, que ofereceram aos nossos associados e parceiros diversas informações e possibilidades para inovação de suas linhas de produtos. Realizamos o seminário organizado com o ITAL “Desafios tecnológicos e perspectivas para a redução de açúcar nos setores de bakery e confectionary”, que contou com a presença da gerente-geral de alimentos da ANVISA Thalita Antony de Souza Lima, e do coordenador-adjunto da área de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde Eduardo Nilson.

Também participamos do programa de formação aplicada dos servidores da ANVISA, organizado pelo Movimento Brasil Competitivo, com visitas às instalações de três indústrias associadas e debates sobre os setores e o impacto da regulação. Contribuímos com o INMETRO para a análise da Recomendação Internacional 87 da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), que serve de base para a revisão da Portaria Inmetro 248/08, sobre controle metrológico de produtos pré-medidos comercializados em unidades de massa e volume de conteúdo nominal igual. Na oportunidade, contratamos o parecer do professor Paulo Afonso Lopes, membro da American Society for Quality e da Academia Brasileira da Qualidade, que nos orientou com a análise desta emenda.

Por fim, participamos dos maiores e principais eventos de nutrição e saudabilidade: o Ganepão 2016, realizado no mês de junho – em conjunto com o 7º International Conference of Nutritional Oncology (ICNO), VII Congresso Brasileiro de Nutrição em Câncer (CBNC) e Congresso Internacional de Nutrição, Exercício e Saúde (NEXSA) –, com a palestra “Coma sem culpa”, proferida pelo nutrólogo e especialista em saúde e atividade física, dr. Antonio Herbert Lancha Jr.; o 3º Fórum Nacional de Nutrição, que aconteceu em setembro, com a participação do nutrólogo Mauro Fisberg que tratou “A responsabilidade da melhor informação”; e o XX Congresso Brasileiro de Nutrologia, em outubro, com a nutricionista francesa Sophie Deram que debateu os perigos do “Terrorismo Nutricional”.

Todas estas atividades foram desenvolvidas com foco em um dos compromissos primordiais da nossa entidade: atuar como divulgadores de informações científicas importantes no que se refere aos temas ligados à saúde, fornecendo aos fabricantes e profissionais de nutrição informações atuais e de credibilidade. Com estas iniciativas, que terão continuidade em 2017, pretendemos manter nossas estratégias sempre em busca do aumento da produção de qualidade e do consumo consciente dos produtos.


 
       
 
 
Destaques
 
  Imagem Portal do Associado  
     
 
 
         
 
Imagem receita Torta holandesa
Guia de Contribuição Sindical 2017
 
Imagem receita Torta holandesa

Indústria paulista inicia o 4º tri. com queda

 
         
 
Eventos
 
 
Imagem Evento Dynamic Air
 
 
     
 
Você viu? Clique nos posts abaixo e confira
 
         
 
Imagem Capitais do Brasil Facebook
Maceió, capital de Alagoas, completou
esta semana 201 anos!
 
Imagem receita Torta holandesa

Projeto verão: ainda dá tempo para começar! Revista VIP lista cinco dicas da ABIMAPI

 
         
 
ETC, nossos produtos na mídia
 
 
Imagem Etc
A casa de doces real existe! Quer conhecer?
Já imaginou comer a casa de doces das histórias infantis? Pois então, você está prestes a ler a matéria mais doce de todos os tempos, com sabor da infância e dos contos de fada que possa conhecer.
Você já deve ter ouvido sobre aquela dupla de irmãos – João e Maria – que se aventuraram numa floresta, e perdidos, acharam uma casa feita de doces. Bem, foi inspirado nessa história que foram feitas duas casas de doces reais, inéditas, que você vai conhecer agorinha mesmo.

Fonte: Curiosidade Digital