e@bimapi

 
Logotipo e@bimapi
 
  aaaa aaaa  
Palavra do Presidente
   
Notícias
   
Imagem release ABIMAPI
Indústria tenta adiar prazo para incluir alergênicos em rótulos
 
Imagem release ABIMAPI
Preconceito transgênico
 
Imagem ruptura nas gôndolas chega
O futuro é das marcas com propósito, afirma pesquisa
 
Imagem prévia da inflação
São Paulo sedia encontro inédito da cadeia de abastecimento
 
Associados
Imagem Tucs Tucs
Santa Amália vai investir
R$ 50 milhões
 
Imagem Vilma e Krokero
Marilan amplia portfólio com biscoitos e cookies integrais
 


Meio ambiente em causa: responsabilidade pós-consumo de embalagens e sustentabilidade industrial

 

Iniciamos na última segunda-feira, 30 de maio, a Semana Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de chamar atenção para a conscientização em relação ao tema. Neste período, a Organização das Nações Unidas (ONU) busca estabelecer e personalizar questões ambientais, possibilitando a percepção de todos sobre as responsabilidades em se tornar um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justa e sustentável.

Este é um movimento que auxilia a criação de ações para proteção da natureza, que, em geral, incluem redução da poluição e do consumo de combustíveis não-renováveis pela sociedade; desenvolvimento de fontes alternativas de energias, que são renováveis ou não poluem; mobilização para um consumo sustentável; tratamento adequado de resíduos, por meio de reciclagem ou reaproveitamento, entre outros fatores.

Neste sentido, a ABIMAPI participa há três anos do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) em cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Somos parceiros da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), coordenadora do Programa de Responsabilidade Pós-Consumo de embalagens “Dê a Mão Para o Futuro”, também apoiado pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) e Unilever Alimentos.

Somente no ano de 2015, 1.562 catadores que trabalham em 40 centrais de triagem pertencentes ao programa, espalhadas em 38 municípios do Estado de São Paulo, comercializaram o montante de 38.663 toneladas de materiais recicláveis coletados seletivamente. Em média, foram 3.222 toneladas de resíduos sólidos retirados do meio ambiente por mês. Recebemos periodicamente todos os relatórios com os resultados e, conforme vimos, as informações são animadoras. Mas ainda temos muito a melhorar!

Acompanhamos o último estudo dos Líderes do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), divulgado em maio deste ano, que mostra a importância da eficiência energética. No ranking que avalia este quesito entre 16 importantes economias do mundo, o Brasil está em 15º lugar. Um dos fatores que prejudica o país é o gasto excessivo de energia por parte das indústrias.

Para ajudar a reverter este quadro, vale destacar que alguns dos nossos associados já adotaram diversas medidas, como adaptação de toda a iluminação com lâmpadas LED, além de projetos focados na produção da própria energia necessária para o funcionamento das fábricas.

É essencial que as demais indústrias sigam este modelo, pois esta adaptação é necessária para o meio ambiente e também contribui para o crescimento do nosso setor. Os consumidores estão cada vez mais exigentes em termos sustentáveis, e as empresas precisam se renovar com adequações à tendência ambiental.


 
       
 
 
Destaques
 
  Imagem Portal do Associado  
     
 
Eventos
 
  Imagem 15º Congresso Internacional ABIMAPI

Imagem Evento Nilsen

Imagem Evento Dynamic Air
 
     
 
Você viu? Clique nos posts abaixo e confira
 
         
 
Imagem Capitais do Brasil Facebook
Sugestão de sobremesa para adoçar sua tarde: pavê de abacaxi
 
Imagem receita Torta holandesa
Que tal uma deliciosa Francesinha, um sanduiche de forno especial
 
         
 
ETC, nossos produtos na mídia
 
 
Imagem Etc
Os 11 biscoitos mais incríveis que você já viu

Há cinco anos, a designer Holly Fox resolveu misturar dois ingredientes que dizem muito sobre ela: a confeitaria e o design. O resultado são estes incríveis biscoitos adocicados de comer com os olhos. Confira todos eles em nosso site.

Fonte: Mega Curioso