e@bimapi

logo
 
Palavra do Presidente
 
  ABIMAPI e ABIP se posicionam em relação às informações equivocadas e alarmistas sobre pão  
  No último dia 07 de março, o jornal britânico Daily Mail publicou a matéria "Are CARBS the new cigarettes? White bread, bagels and rice "increase the risk of lung cancer by 49%", experts warn". Nós, da ABIMAPI, como representantes do setor de pães industrializados, em conjunto com a ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), nos posicionamos sobre o conteúdo equivocado e alarmista que foi reproduzido em diversos veículos de imprensa brasileiros.

A abordagem do tema pela mídia não contempla todas as informações da pesquisa realizada pela Universidade do Texas, que não afirma que o pão branco aumenta em 49% o risco de câncer no pulmão nem o compara ao cigarro. A pesquisa, aliás, não menciona pão branco.

De acordo com a nutricionista Mariana Nacarato (CRN 27.172), da consultoria Equilibrium, o estudo em questão aborda a influência do índice glicêmico e da carga glicêmica na dieta e no desenvolvimento do câncer no pulmão. Em nenhum momento os autores falam de alimentos específicos. É importante esclarecer que uma dieta pode ter alto índice glicêmico devido à ingestão exagerada de doces e bebidas açucaradas, por exemplo. Ou pela falta de fibras dos vegetais, frutas e feijão. Não necessariamente pelo consumo de pão e arroz branco. O estudo não detalha o que os pacientes avaliados consumiam diariamente, apenas calcula o índice glicêmico do que eles afirmaram comer.

A nutricionista Mariana Nacarato ressalta que a pesquisa em questão trata da associação de diversos fatores, como escolaridade, renda, fumo e alimentação, portanto, não pode estabelecer uma única causa. Não se pode afirmar que pão branco causa câncer, pois não há base científica que evidencie a relação proposta. Segundo o estudo, o câncer de pulmão sempre foi associado ao cigarro e são necessários novas pesquisas para avaliar o papel da dieta como consequência da doença.

Sabemos do valioso papel da imprensa na disseminação de informações e colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários em futuras pautas. Aproveitamos a oportunidade para informar que em nosso site (www.abimapi.com.br) estão disponíveis diversas informações sobre os benefícios dos pães e outros produtos derivados do trigo.
 
   
 
Destaques do Portal
 
 
img-300-180-1
 

 

Acesse: Portal do Associado

 
     
 
Eventos
 
 



 
     
 
/abimapibrasil
 
 
img-300-180-1
 
Veneza brasileira, terra do Frevo e Maracatu, referência turística pela beleza natural e riqueza histórica, #Recife completa hoje 479 anos. Parabéns, recifenses!

Visite nossa página
 
         
 
Notícias
 
 
img-300-180-1
30% dos brasileiros querem mais itens saudáveis no supermercado
Pesquisa da consultoria Mintel revela os produtos que os consumidores gostariam de encontrar nas lojas.
 
img-300-180-1
Trabalho flexível aumenta satisfação e diminui estresse
Trabalhar em horário flexível torna o profissional menos estressados e mais satisfeitos quando apoiado pelo chefe.
 
 
img-300-180-1
Estudo Nielsen: Tendências de consumo para a mulher brasileira
Elas são mais fiéis às marcas líderes que os homens, porém, quanto mais maduras, mais elas preferem experimentar outras opções.
 
img-300-180-1
Projeções de queda do PIB
este ano já superam os 4%
Recessão em 2016 poderá ser até mais forte. Sem uma mudança de cenário, a avaliação é que pode haver mais um recuo também em 2017.
 
 
Associados
 
 
img-300-180-1
Eduardo Sterblitch protagoniza novo comercial de Toddy Cookies
Para comunicar o lançamento de Toddy cookies extra, biscoito de baunilha com gotas de chocolate e uma camada de chocolate em sua base.
 
img-300-180-1
Versão Reduzida, Wickbold
Lança Mini Grão Sabor
O novo formato é exclusividade da linha Grão Sabor e será distribuído aos pontos de venda nos três sabores mais vendidos.
 
 
ETC, nossos produtos na mídia
 
 
Meme de Leonardo DiCaprio comendo biscoito
no Oscar 2016 faz sucesso na internet

Leonardo DiCaprio, que revelou como se sente após levar o Oscar 2016 de Melhor Ator, virou alvo de um meme que está fazendo sucesso na internet! O flagra de Leonardo comendo o biscoito das escoteiras na plateia da premiação rendeu várias outras imagens. Nos memes o biscoito foi substituído por outros itens como uma caixa de “urso vivo”, em referência ao filme O Regresso e um origami.

Fonte: E! Online