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Dicas para preparar uma lancheira saudável para o seu filho

Com a volta às aulas é comum os pais focarem a atenção na compra de novos materiais ou uniforme. No entanto, existe um fator que é até mais importante do que esses: a composição da lancheira. Isso porque para ter disposição para aprender novos conteúdos e realizar todas as atividades diárias as crianças precisam estar muito bem alimentadas e nutridas.

Para ajudar você a arrasar na hora de preparar o lanche do seu filho, Pense Leve traz abaixo dicas de Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, de São Paulo (SP).

  1. “Negocie um dia na semana para a criança escolher o que preferir levar de lanche. De preferência no meio da semana para ficar distante do final de semana que já entram alguns abusos na alimentação”, indica.
     
  2. Evite a monotonia! Procure variar as opções de lanches e compor uma lancheira colorida.
     
  3. Cuidado com lanches que vão queijos, frios e requeijão ou alimentos que exigem refrigeração e podem estragar.
     
  4. Deixe que a criança escolha a fruta ela quer levar no dia. “Se ela não quiser nenhuma, escolha  frutas que não estragam com facilidade e envie junto na lancheira. Se a criança não comer na escola, ela comerá em uma outra oportunidade”, afirma
     
  5. “Sempre pergunte dos lanchinhos dos colegas. Assim ficará mais fácil identificar quando o seu filho comeu algo do amigo. As trocas de lanches escolares são comuns, mas para crianças com obesidade isso pode agravar mais o ganho de peso”, alerta.
     
  6. “Além da fruta é necessário levar uma opção de carboidrato que são responsáveis pela energia. Coloque pães integrais, bisnaguinha integral, wrap, barras de cereais na lancheira”, recomenda,
     
  7. Não coloque o pacote de bolacha inteiro na lancheira. Separe porções de 4 a 5 biscoitos para evitar exageros.
     
  8. Oriente a criança, para que ela opte por salgados assados quando for comer na cantina.

Fonte: Revista Pense Leve