Macarrão

Conheça mais este Alimento

Tipos

Todo macarrão é produzido basicamente com água e farinha de trigo. No entanto há diferentes tipos de farinha e ingredientes, como os ovos por exemplo, que podem ser adicionados no processo produtivo. Principais tipos:

  • Comum:
    Farinha de trigo comum + água.
  • Sêmola:
    Farinha de trigo especial chamada de sêmola (mais granulada e de cor amarelada) + água.
  • Grano Duro:
    Farinha de trigo proveniente do trigo durum + água. É o tipo mais consumido fora do Brasil.
  • Integral:
    É o macarrão preparado com farinha de trigo integral + água.
  • Com Ovos:
    Farinha de trigo + água + ovos.
  • Colorido:
    Farinha de trigo + água + verduras e legumes em sua formulação, como beterraba, cenoura ou espinafre.

Origem

A história do macarrão se confunde com a evolução da humanidade. Há mais de 6 mil anos, o homem descobriu que podia moer alguns cereais e misturar com água e desde então as massas alimentícias tiveram ampla aceitação e a demanda só cresceu.

Do antigo Egito às travessias árabes, das viagens de Marco Polo às tradições italianas, onde o Macarrão encontrou sua mais profunda expressão, moldando a identidade cultural deste país.

Há mais de mil anos, os italianos manipulam essa massa em centenas de formatos diferentes proporcionando uma experiência singular.

No Brasil

O macarrão veio na bagagem de italianos que imigraram no início do século XIX, estimulando a cultura do trigo, a construção de moinhos e a criação das primeiras fábricas de massas. Desde então a paixão pelo Macarrão só aumentou, hoje é um dos alimentos preferidos pelos brasileiros.

Atualmente o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de massas alimentícias, ficando atrás apenas da Itália e dos EUA. Só em 2013, consumiu-se cerca de 1,2 milhão de toneladas de macarrão no país, com faturamento de mais de R$ 6,5 bilhões.

Mais informações sobre as vantagens de ser ABIMAPI | Associe-se já