Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes

Projeto setorial ABIMAPI & Apex-Brasil

Reformulada em 2016, um ano após a fundação da associação, a marca Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes resulta da posição da indústria com vistas à promoção de seus produtos no mercado internacional. A iniciativa também denomina a parceria entre a ABIMAPI e a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que juntas atuam em favor das exportações desde o ano 2000, quando o setor estava representado pelo Sindicato das Indústrias de Biscoitos e Massas Alimentícias no Estado de São Paulo (SIMABESP).

Das diversas atividades desenvolvidas nos últimos anos, destaca-se a participação em mais de 10 feiras internacionais: Americas Food and Beverage Show Miami, Confitexpo Guadalajara, Summer Fancy Food New York, SIAL Mercosul, SIAL Paris, FIHAV, Gulf Food, Foodex Japan, ANUGA, ISM e FMI Dallas.

Parceria

Com mais de 15 anos de existência, a parceria ABIMAPI e Apex-Brasil promove 40 empresas que representam cerca
de 70% das exportações nacionais destinadas a mais de 80 países nos cinco continentes.



A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) é a entidade que congrega o terceiro maior mercado global produtor e consumidor de biscoitos e massas alimentícias e o sétimo em pães e bolos industrializados, representa 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo.



A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) para setores estratégicos da economia brasileira. Realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.


O projeto em números, 15 anos de parceria

Acreditamos no potencial de nossa indústria e na sua diversidade
50
Empresas participantes
15
milhões(R$) investidos
1
milhão de tons produzidas
1.6.1.6
bilhão(US$) FOB exportado
270%
Retorno de Investimento
30
eventos internacionais

Ações do projeto

Principais atividades promovidas para empresas participantes

Missões Empresariais

O projeto setorial realiza missões empresariais com o objetivo de apresentar oportunidades de negócios para os participantes, sensibilizando sobre a importância da adequação de produtos e marcas para exportação. A empresa também tem a chance de conhecer diferentes pontos de venda e a forma de funcionamento do varejo, atacado e segmento de HoReCa (hotéis, restaurantes e catering) como parte das atividades de hospitality e foodservice da indústria nos países de destino. Os participantes do projeto participam, também, de rodada internacional de negócios. Esta dinâmica é mais assertiva, pois alia oferta com demanda de mercado.

Feiras Internacionais

As feiras internacionais são os canais mais eficientes para manter contato com maior número de potenciais compradores, fato que não seria viável em uma visita tradicional de prospecção. Os empresários do setor participam regularmente de feiras com reconhecida notoriedade internacional, como The International Sweets and Biscuits Fair (ISM) e a ANUGA, ambas realizadas em Colônia, na Alemanha; a Salon International de lAgroalimentaire (SIAL), em Paris, na França; e Gulfood – Food & Hospitality Show, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Projeto Comprador

Ação que consiste na vinda de compradores internacionais ao País, a fim de realizar reuniões com os empresários brasileiros do setor para apresentação de seus produtos. Em alguns casos, podem realizar visitas nas unidades fabris. O tipo de relacionamento criado com este projeto auxilia em negócios futuros. Na maioria das vezes, os encontros acontecem em datas próximas de outros eventos que ocorrem no país para que possamos criar maior aproximação entre as empresas e os compradores. Como exemplo, a ação realizada junto à APAS, maior feira de negócios em supermercados da América Latina, em que os compradores aproveitam a oportunidade para conhecer o evento.

Cursos e Workshops

Parte do desafio de incremento das exportações da ABIMAPI é a inserção de novas empresas na pauta exportadora do País nos próximos anos. Assim, desenvolvemos workshops em comércio exterior com o objetivo de trazer temas do dia a dia com dicas e possíveis soluções para problemas das empresas. Assim, a cada ano, a entidade estruturará o calendário anual de atividades de formação em exportações em favor de todos os seus associados.