Histórico do Projeto

Conheça a trajetória de desenvolvimento

2000 - 2005
Empresas são destaques na ISM

Foram desenvolvidos quatro projetos isolados do setor em parceria com a Apex-Brasil. Destaca-se a participação das empresas brasileiras na International Sweets and Biscuits Fair (ISM), tradicional feira do segmento de confeitaria e doces, que anualmente ocorre na Alemanha.

2005 - 2007
1º projeto setorial desenvolvido

Entre 2005 e 2007, a Associação Nacional das Indústrias de Biscoito (ANIB) assume a missão do primeiro projeto para promoção das exportações brasileiras de biscoitos sob a marca “Brazilian Biscuits”, e a ABIMA para massas alimentícias com o "Brazilian Pasta".

2008 - 2012
1ª renovação convênio com a Apex-Brasil

A ANIB renovou por duas vezes o convênio entre os anos de 2008 e 2012. Durante este período, cerca de 30 empresas brasileiras foram atendidas pelo projeto setorial.

2012 - 2013
3º projeto setorial estruturado

Com o apoio da Apex-Brasil, pela primeira vez o setor realiza planejamento estratégico e estrutura a priorização de mercados-alvos: Uruguai, Paraguai, Angola, Estados Unidos, Cuba, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Chile e Argentina. Após branding desenvolvido para melhor representar a indústria no mercado global, foi realizada a reformulação da marca. Além dos biscoitos, o projeto passa a agregar a categoria de massas alimentícias, com a nova identidade: “Happy Goods Baked in Brasil”. Assinado convênio vigente até 2014, com a participação de 24 empresas associadas.

2014
Fusão ANIB e ABIMA

Unificação das associações ANIB e ABIMA, que originou a ABIMAPI, integrando as empresas brasileiras do setor de biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos industrializados.

2015 - Projeto em execução
1º convênio ABIMAPI e Apex-Brasil

ABIMAPI inicia o primeiro convênio na nova configuração com a Apex-Brasil, mantendo, então, o branding setorial herdado. Os países prioritários definidos para as ações de promoção das exportações foram: Angola, Paraguai, Chile, Peru, EUA, Colômbia e África do Sul; já os mercados secundários: Bolívia, Moçambique, China, Rússia, Emirados Árabes, República Dominicana e Panamá.

2016
Reposicionamento das categorias e do setor

Após reposicionamento das categorias e do setor para promoção internacional, nasce a marca Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, destacando os elementos-chave para fortalecer as empresas brasileiras no exterior.

2017
2º Convênio em planejamento

A ABIMAPI inicia a homologação do projeto razilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes para o biênio 2017-2019. Os mercados prioritários são: Arábia Saudita, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, México e Portugal; já os mercados secundários: Africa do Sul, Austrália, China e Irã.